10 divindades do mundo inferior

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

De tantos personagens da mitologia grega, os que mais chamam atenção são os seres do mundo inferior. Por pertencerem a um universo místico e oculto, aguçam muito a curiosidade dos apreciadores da mitologia grega.

Por isso trazemos hoje uma compilação das dez figuras mais importantes do submundo e veremos aqui que nem sempre elas podem ser associadas ao mal.

Deixamos também claro que no submundo grego existem bem mais que dez divindades, por isso gostaríamos que vocês complementassem nos comentários. Você conhece alguma?

Vamos conhecer agora 10 divindades do mundo inferior

1 – Tártaro, as profundezas do submundo

mitologia-grega-mundo-inferior-tartaro
Tártaro é um dos deuses primordiais que nasceram do Caos. Da mesma forma que Gaia personifica a Terra e Urano personifica o Céu, Tártaro, por sua vez, é a representação das profundezas do Mundo Inferior.

De acordo com a Teogonia de Hesíodo, o mundo era como um ovo. Na abóbada superior estava o Céu, já na parte inferior, em uma cúpula invertida encontrava-se o Tártaro. Entre os dois estava a Terra plana. De acordo com o poeta, uma bigorna jogada do Céu, demora nove dias para atingir a Terra e mais nove dias para chegar às profundezas do Tártaro.

Esse poço era o local dos castigos pós-morte. Abrigava os mais maléficos seres da mitologia grega em suas penas brutais. Foi no Tártaro que os titãs foram aprisionados pelos deuses após a Titanomaquia. Também era lá que cumpriam suas sentenças: Sísifo, Íxion, Tântalo e as Danaides, como nós contamos no artigo: Os 7 piores castigos da Mitologia Grega.

2 – Érebo, a escuridão

mitologia-grega-mundo-inferior-erebo
Érebo também é um dos deuses primordiais que se originaram do Caos. Ele é a personificação das trevas e é considerado um dos maiores inimigos de Zeus.

Segundo a lenda, logo após a Titanomaquia, Érebo subestimou o poder dos deuses e desceu sozinho ao Tártaro com a intenção de libertar os titãs, contudo foi impedido por Zeus, Nix e Hades. Juntos, eles lançaram Érebo nas profundezas do Aqueronte, o rio dos mortos, fazendo com que perdesse seus poderes.

Assim, Érebo foi aprisionado no submundo e passou a representar a escuridão do reino de Hades, entretanto fora dos domínios do Tártaro.

3 – Nix, a noite profunda

mitologia-grega-mundo-inferior-nix
Nix é uma das mais poderosas e importantes deusas primordiais, a representação da noite. É irmã gêmea e esposa de Érebo, logo, como ele tornou-se a escuridão do Hades, ela passou a ser um espécie de rainha do submundo.

É considerada uma deusa mística, protetora das bruxas e praticante da magia negra.

Nix deu origem a vários dos mais maléficos seres da mitologia grega, alguns espontaneamente, outros em união com seu irmão Érebo, tais como: Tânato, Hipnos, As Moiras, As Erínias, Caronte, Morfeu, Nêmesis, Éris e muitos outros que contamos no artigo: Os Filhos de Nix.

4 – Hades, o deus supremo do submundo

mitologia-grega-mundo-inferior-hades
Hades é o mais famoso de todos os habitantes do mundo inferior, afinal, ele tornou-se o dono de tudo.

Com a vitória dos deuses na Titanomaquia, Zeus passou a reinar no céu, Poseidon nos oceanos e Hades no submundo. Por isso tornou-se um dos deuses mais poderosos e importantes da mitologia grega, sendo um dos seis filhos legítimos de Cronos e Réia.

Seu mito mais popular fala sobre o rapto de Perséfone, no qual ele seduziu a filha de Deméter, a deusa da agricultura, e levou para ser sua esposa no submundo.

Muito diferente do que as pessoas pensam, Hades não é considerado uma entidade maléfica, como contamos no artigo: 7 mentiras que contam sobre a mitologia grega.

5 – Perséfone, a rainha do Hades

mitologia-grega-mundo-inferior-persefone
Como dissemos acima, Perséfone foi levada por Hades para o mundo inferior e juntos passaram a reinar sobre todo aquele domínio.

Deméter ficou inconsolável com o sumiço a filha. Sua tristeza era tanta que ela tirou a fertilidade da terra e os homens começaram a morrer de desnutrição, o que deixou os deuses muito preocupados. Até que Hélio, o Sol que tudo vê, dá a Deméter a localização da filha.

A deusa desceu ao domínio de Hades, mas foi impedida de levar sua filha, pois ela já havia comido algumas sementes de romã, o que deu a entender que Perséfone não havia rejeitado o marido.

Zeus, ainda preocupado com a situação dos habitantes da Terra, fez um trato com os três: Perséfone deveria ficar com a mãe por seis meses e os outros seis ficaria com o marido. Assim, originaram-se as estações do ano. O outono e inverno representam a tristeza de Deméter, pois é quando a donzela está no mundo inferior ao lado do marido. Já a primavera e verão indicam que Perséfone está na companhia satisfeita da mãe.

6 – Hécate, a feiticeira

mitologia-grega-mundo-inferior-hecate
Hécate é a deusa das encruzilhadas, da bruxaria, da magia negra, dentre outras análogas. Representada, na maioria das vezes, com três faces, as quais representam as fases visíveis da lua. É uma das deusas mais populares e adoradas da mitologia grega.

Inicialmente vivia no Olimpo com seus pais Perses e Astéria, mas foi expulsa pela mãe após roubar um pote de carmim. A partir daí passou a vagar pela terra, onde tornou-se impura.

Desceu ao submundo com a intenção de purificar-se e acabou sendo adotada por Perséfone, tornando-se sua mais fiel companheira.

Posteriormente tornou-se uma importante deusa da religião neopagã, especialmente na Wicca.

7 – Hermes, o guia dos mortos

mitologia-grega-mundo-inferior-hermes
Como assim? Hermes, o famoso mensageiro dos deuses é um deus do mundo inferior? A resposta é sim! Hermes é considerado um dos deuses do submundo, pois era dele a tarefa de guiar os mortos no mundo de Hades.

Hermes é uma das únicas divindades que tem livre acesso a qualquer um dos lugares do mundo mitológico. Prestava vários serviços no mundo inferior, dentre eles, guiar Perséfone, tanto na entrada quanto na saída, na época em que tinha que cumprir seu acordo, como contamos acima.

O interessante é que numa dessas “andanças”, Hermes acabou se envolvendo e tendo um caso de amor com Hécate, como contamos no artigo: Hécate e Hermes, uma curiosa relação.

8 – Empusa, sedutora e mortal

mitologia-grega-mundo-inferior-empusa
Hécate andava sempre rodeada de espectros, naturalmente invisíveis aos olhos humanos. Um desses espíritos era Empusa, que de vez em quando perambulava pela terra e tornava-se visível quando queria.

Costumava aparecer somente aos homens. É descrita como uma mulher bonita e muito envolvente, entretanto possuía um  par de chifres, patas e rabo de burro.

Segundo a lenda, ela seduzia suas vítimas e depois roubava-lhes toda a energia até definharem. Há um outro mito que diz que quando os cães começam a latir sem qualquer motivo aparente, é a indicação da aproximação de Empusa.

9 – Erínias, as punidoras

mitologia-grega-mundo-inferior-erinias
As Erínias eram três: Megera, Tsífone e Alecto, que representam a vingança e o castigo do submundo. Estavam sempre a serviço de Hades e Perséfone e prontas para punir os homens que foram criminosos em vida.

Elas também eram conhecidas como As Fúrias. Já alguns preferiam chamá-las de Eumênides, que em grego significa Benevolentes, pois temiam pronunciar o termo Erínias.

Geralmente eram representadas aladas, com roupas pretas e braços e cabelos envolvidos por serpentes. Aterrorizavam suas vítimas com gritos estridentes e ensurdecedores.

10 – Tânato, a morte

mitologia-grega-mundo-inferior-tanatos
Finalmente, a representação da morte. Segundo a mitologia grega, Tânato é considerado um espírito personificado, isto é, um Daemon.

Ao contrário do que muitos pensam, Tânato, assim como Hades, também não é considerado uma entidade maléfica. Ele representa nada mais, nada menos que a morte não violenta, ou seja, a passagem natural de desencarnação.

Em um dos mitos, Zeus ordenou que Tânato fosse buscar Sísifo, um dos homens mais astutos do mundo. A criatura foi enganada e aprisionada com uma coleira encantada, marcando um período em que ninguém mais morria no mundo, como contamos no tópico 5 do artigo: Sísifo, o homem que acabou com a morte.

Gostou das dez divindades do mundo inferior? Que tal compartilhar?share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários