16 curiosidades sobre o deus Apolo

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Encorpando a lista das 16 curiosidades sobre os personagens da mitologia grega, trazemos hoje um dos deuses mais populares de toda a Grécia; Apolo.

Depois recomendamos conhecer aqui os demais artigos sobre as curiosidades que estão fazendo o maior sucesso no nosso blog.

As 16 curiosidades formidáveis sobre o deus Apolo

mitologia-curiosidades-apolo

1 – Apolo é filho de Zeus e Latona. Depois de seu pai foi o deus mais venerado em toda a Grécia Clássica.

2 – É uma das divindades plenas da mitologia grega, sendo o deus da beleza, da juventude, da cura, mas também das pragas e doenças, da razão e do equilíbrio. Ainda mais: deus da arte, da música, das ervas, do esporte, dos arqueiros, dos navegantes e até da morte súbita.

3 – Além disso, ele também é conhecido como o Deus do Sol, tomando o posto de titã Hélio, após a Titanomaquia.

4 – Apolo tem uma irmã gêmea, Ártemis, a deusa da caça. Ela também representa a Lua, sendo o seu oposto, já que ele representa o Sol.

mitologia-curiosidades-apolo-3

Apolo e Ártemis

5 – Era protetor dos troianos na Guerra de Tróia e foi ele quem guiou a flecha atirada por Páris que acertou o calcanhar de Aquiles, pondo fim à vida do herói grego.

6 – Apolo não teve infância. Logo ao nascer, antes de ser amamentado por sua mãe, Têmis lhe deu néctar e ambrosia, os alimentos dos deuses e imediatamente tornou-se adulto e forte como uma divindade.

7 – Teve diversos amantes do sexo masculino. Os mais conhecidos são Jacinto, morto acidentalmente pelas mãos do próprio Apolo em uma brincadeira de lançamento de discos, e Ciparisso, eternizado pelo deus como um cipreste.

mitologia-curiosidades-apolo-5

Apolo e Jacinto

8 – Ganhou a lira de seu irmão, o deus Hermes, depois de uma travessura. Hermes, ainda bebê, criou o tal instrumento musical. Numa brincadeira de criança, o mensageiro dos deuses escondeu os bois de Apolo, que enfurecido foi reclamar com Zeus. O deus dos deuses, para apaziguar os irmãos, ordenou que a lira fosse cedida ao deus da arte.

9 – O deus Apolo tornou-se, então, o maior de todos os instrumentistas e patrono das Musas. Em um romance com Calíope, a musa da poesia épica, nasce Orfeu, o mais célebre poeta da mitologia grega.

mitologia-curiosidades-apolo-6

Apolo e Calíope

10 – Na Gigantomaquia, Tício, um gigante de 300 metros, tentou invadir o Olimpo para violentar Latona, sua mãe. Resultado: foi assassinado a flechadas por Apolo e Ártemis. Mesmo depois de morto, o gigante foi condenado a ficar esticado e acorrentado no Tártaro com o fígado exposto enquanto, todos os dias, abutres alimentavam-se dele. (Castigo semelhante ao de Prometeu)

11 – Matou também a gigante serpente Píton, que perseguia de sua mãe a mando da ciumenta Hera. Assim criou-se os Jogos Píticos, competição antecessora dos Jogos Olímpicos.

mitologia-curiosidades-apolo-4

Apolo mata Píton

12 – Foi fundador do Oráculo de Delfos, o mais importante de todos os oráculos da Grécia Antiga, construído no chamado “umbigo do mundo”.

13 – Certa vez participou de uma competição musical com o deus . Apolo tocando sua lira contra a encantadora flauta do deus sátiro. Logicamente Apolo venceu! Só não recebeu um voto, o de Midas, que preferiu Pã. Assim, Midas foi punido recebendo orelhas de burro.

14 – Para muitos autores, Apolo era considerado o oposto do irmão Dionísio. Este era um deus de excessos, das festividades, da bebedeira e da baderna, enquanto o deus Apolo era ligado à racionalidade, ao equilíbrio e à tranquilidade.

15 – Seus símbolos são o sol, a coroa de louros, o arco, e a lira.

16 – Na mitologia romana é Febo. Já na mitologia egípcia é comparado a Hórus.

Você já conhecia essas curiosidades? Comente!!

E não esqueça de compartilhar! share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários

Open