16 curiosidades sobre Atena

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Chegou a hora de encorpar ainda mais nossa lista de 16 curiosidades, desta vez com uma das deusas mais queridas da mitologia grega, Atena.

Por ser uma das principais divindades do Panteão, ela foi cultuada em toda a Grécia Antiga e por diversos outros locais, desde o Norte da África, até a Península Ibérica e as Colônias Gregas da Ásia Menor.

Justamente por essa grande abrangência que ela acabou se tornando um das entidades mais populares e queridas da mitologia grega, estando presente em diversas passagens, contos e poesias da antiguidade.

Vamos conhecer as 16 curiosidades sobre a deusa Atena

mitologia-grega-curiosidade-atena
1 – Atena, ou Palas Atena, é conhecida como a deusa da sabedoria, do bom conselho, da guerra justa e estratégica, da tecelagem, da defesa, dentre outros.

2 – É filha de Zeus e Métis, a deusa da prudência e do pensamento. Métis era considerada por Zeus a mais inteligente criatura dentre deuses e homens.

3 – Quando Métis engravidou, o deus supremo foi advertido por Gaia que a filha nasceria ainda mais sábia e influente que a mãe e que isso poderia ameaçar seu reinado. Desta maneira Zeus enganou Métis e a engoliu. Com o tempo, passou a sentir insuportáveis dores de cabeça, então pediu para que Hefesto lhe marretasse o crânio. Da ferida nasceu Atena, adulta e já armada para ajudar os deuses na guerra contra os Titãs.

mitologia-grega-curiosidade-atena-2
4 – Contrariando Gaia, Atena não se rebelou e permaneceu fiel ao pai, tornando-se, assim, declaradamente sua filha favorita.

5 – Ao contrário do que muitos pensam, a lança que Atena carrega em suas mãos não significa a guerra e sim a capacidade de criar estratégias para vencer.

6 – Tinha constantes desentendimentos com seu irmão Ares, o deus da guerra violenta. Na maioria das vezes não concordava com a maneira com que ele conduzia as batalhas. Já confrontaram-se diretamente algumas vezes. Atena sempre levou a melhor.

7 – Era uma deusa virgem e preferiu manter-se sempre assim, pois temia que a gravidez lhe impedisse de participar das batalhas.

8 – O curioso é que mesmo casta ela teve um filho, fruto da violação que sofreu do deus Hefesto. O deus ferreiro agarrou-a com toda força, mas felizmente não conseguiu consumar o ato, ejaculando em sua perna. O sêmen escorreu e ao tocar o chão originou-se Herictônio, um bebê híbrido, como contamos aqui.

mitologia-grega-mentiras-atena-herictonio
9 – Ajudou Hefesto a criar Pandora, a primeira mulher do mundo. A deusa deu a ela atributos muito valorosos, como a arte de bordar e tecer. Só esqueceu de dar um pouco da sua sabedoria!

10 – Atena prezava pela seriedade e pelo respeito. Um exemplo disso foi a punição que aplicou à Medusa, que nem sempre foi um terrível monstro. A górgona, quando ainda era uma bela donzela de cabelos loiros e sedosos, prestava serviços no templo da deusa da sabedoria. Poseidon apaixonou-se por ela e a seduziu. Os dois copularam sobre o altar do templo sagrado. Atena, furiosa, transformou Medusa em um monstro horrível com cabelos de serpentes.

11 – Posteriormente ajudou Perseu guiando-o em sua caçada à Medusa. Deu-lhe um escudo de bronze e orientou que ele não olhasse diretamente para a criatura, mas sim através do reflexo no escudo, caso contrário seria transformado em uma estátua de pedra. Perseu assim fez e decapitou a górgona. Posteriormente Atena passou a usar a cabeça da Medusa na frente de seu escudo, a Égide.

mitologia-grega-curiosidade-atena-3
12 – A Égide, por sua vez, é considerado o escudo sagrado mais poderoso da mitologia grega. Criada por Hefesto a pedido de Zeus para lutar na Titanomaquia, era impenetrável, pois era feita com a pele de Amaltéia, a cabra que amamentou Zeus. O deus supremo deu o escudo de presente à filha após seu nascimento. A partir daí, a Égide tornou-se um dos símbolos mais característicos da deusa Atena.

13 – A deusa da sabedoria também auxiliou vários outros heróis em suas aventuras. Ajudou Belerofonte a amansar Pégaso, que lhe serviu como montaria na luta contra a Quimera. Também aconselhou Cadmo a semear os dentes do dragão, fazendo nascer, assim, os Espartos, soldados que ajudaram na construção de Tebas. Já a Hércules, Atena orientou na vitória contra Hidra de Lerna e na expulsão das aves do Lago Estínfale, além de protegê-lo em todos os seus Doze Trabalhos.

14 – A Atena é atribuída a criação da flauta. Segundo a lenda, quando ela soprou o instrumento pela primeira vez, alguns que estavam presentes começaram a rir da expressão engraçada em seu rosto. Furiosa, Atena jogou a flauta de cima do Monte Olimpo, sendo ela encontrada pelo sátiro Marsias que tornou-se um dos maiores instrumentistas da mitologia grega.

mitologia-grega-curiosidade-atena-1
15 – O Partenon, na cidade de Atenas, é o templo mais importante erguido em homenagem à deusa Atena, sendo considerado o mais importante ícone da Grécia. Suas ruínas existem até hoje.

16 – Em Roma era conhecida como Minerva. Já seus símbolos são a Égide, a coruja, a lança e o elmo.

Gostou das curiosidades sobre a deusa Atena? Que tal compartilhar?share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários