16 curiosidades sobre Deméter, Mitologia Grega

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

demeter-mitologia-gregaAbordaremos neste post uma das deusas gregas menos lembradas pela maioria das pessoas que algum dia já leram sobre mitos gregos; Deméter. Mitologia Grega é assim, são tantos deuses que alguns passam despercebidos.

Desta forma, vamos refrescar sua memória com 16 curiosidades sobre Deméter.

Preparado para conhecer mais sobre Deméter?

1 – Na mitologia grega, Deméter é a deusa da agricultura, da colheita, da fartura, dos frutos e cereais.

2 – Filha de Cronos e Réia, portanto irmã de Zeus.

3 – Segundo a mitologia grega, Deméter era a deusa mais generosa do Olimpo, o que lhe rendeu diversos momentos sofríveis.

4 – Mesmo sendo irmã do deus supremo, teve com ele uma filha, Perséfone, qual foi raptada e amada por Hades tornando-se a rainha do submundo.

Leia mais em: Perséfone, a rainha do submundo

5 – Furiosa com o sumiço da filha, Deméter não permitiu que nascessem mais cereais e frutos provocando a morte de muitos homens por desnutrição. Por este motivo os deuses começaram a perder seus sacrifícios.

6 – Fez, então, um acordo com Zeus e Hades; deveria ficar com sua filha ao menos na primavera. Eles concordaram e devido a este trato, as árvores passaram a florescer na primavera com a graça de Perséfone.

7 – Foi violentada por outro irmão, Poseidon.

8 – Transformou-se em égua para tentar fugir do deus dos oceanos. Poseidon converteu-se em cavalo e a fecundou de gêmeos.

9 – Um dos filhos de Deméter e Poseidon chamava-se Árion, o cavalo falante que previa o futuro, famoso na mitologia grega.

10 – A outra filha chamava-se Despina, considerada a deusa das sombras infernais; representava o frio do inverno. O oposto de sua irmã Perséfone que era a primavera (lembra?).

11 – Revoltada com abuso sofrido pelo irmão, Deméter fugiu do Olimpo e deixou a terra novamente estéril.

12 – Mesmo assim, ao sentir falta do lar e de seus (outros) irmãos, banhou-se no rio Ládon, do qual suas águas carregam todas as mágoas, e retornou ao Olimpo.

13 – Finalmente amou de verdade, um mortal chamdo Iasion. Mas Zeus com ciúme o matou com um raio ¬¬.

14 – Da união entre Deméter e Iasion, nasceu Pluto, o deus da caridade que vaga pelo planeta. Quem o encontra torna-se muito rico.

15 – Seus símbolos são a foice, a maçã, os grãos e a cornucópia.

16 – Na comparação: Deméter mitologia grega = Ceres, mitologia romana, de onde deriva-se a palavra cereais.

Leia mais: 16 coisas que poucas pessoas sabem sobre Hércules.  share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários