16 curiosidades sobre o deus Pã

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Dando continuidade ao nosso interessante rol de 16 curiosidades, hoje vamos falar sobre o deus Pã.

A mitologia possui muitos fãs no mundo inteiro e esse número cresce constantemente. Com isso, cresce também o número de interessados em saber mais sobre as divindades e seres que permeiam o universo mitológico.

Isso tudo porque a mitologia grega é realmente muito fascinante e intrigante e traz criaturas e mitos que mexem com o nosso imaginário e despertam nosso interesse, assim como o deus Pã.

Justamente por isso é que vamos conhecer hoje as 16 curiosidades sobe Pã. Vamos lá?!

mitologia-grega-pa1 – Pã tem Lupércio como seu representante na mitologia romana.

2 – Em suas representações ele aparece sempre com corpo humano, chifres, pernas e orelhas de bode.

3 – Ainda bebê, foi levado por Hermes ao Olimpo, onde os deuses acharam a figura um tanto engraçadinha e adotaram-no como mascote, dando-lhe o nome de Pã.

4 – A ele foi concedido o posto de deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e animais domésticos.

5 – Era representado como uma figura preguiçosa. Ficava irritadíssimo quando acordado da soneca após o almoço.

6 – Pã era amante da natureza e morava nos bosques e nas floresta.

7 – Embora Pã não castigasse as pessoas que passavam por sua floresta, o medo que as pessoas sentiam das trevas durante a noite entre os bosques acabou sendo associado a ele.

8 – Graças a esse medo, a palavra pânico, que significa medo ou pavor repentino, acabou surgindo derivada do nome desse simpático deus.

9 – Pã é alegre, divertido e um grande amante da música. Costumava tocar suas canções para as ninfas e animais da floresta.

10 – Por ser muito viril e amante eterno das ninfas, muitas vezes era representado com o falo ereto.

11 – Certa vez, Pã apaixonou-se por uma das ninfas da águas chamada Syrinx que acabou o rejeitando por sua fisionomia. Ela não entendia se ele era bode ou humano.

12 – Syrinx, na tentativa de enganar Pã, pediu às ninfas para mudarem sua forma e acabou sendo transformada em um caniço. Ao encontrar esse caniço, Pã o assoprou e percebeu que gerava um lindo som. Foi então que nasceu a flauta de Pã.

13 – Fauno e Silvano também são nomes associados à representação de Pã na mitologia Romana.

14 – Pã também é uma figura associada ao mundo como um todo, visto que é a representação daquilo que se entende por natureza e universo.

15 – Foi representado como um deus na religião neopagã, cujo os espíritos interagem com a natureza.

16 – Na idade média, a igreja católica sentindo-se ameaçada a perder fiéis para religião neopagã, passou a associar o deus com o Diabo, sendo que nada tem a ver com a criatura maligna.

Um pouco mais sobre o deus Pã e suas curiosidades

mitologia-grega-pa-2Pouco se sabe sobre a origem desse deus e muitas histórias contadas sobre ele são incertas e estranhas, começando pela história do seu nascimento.

Isso porque, segundo a mitologia grega, o nascimento de Pã é resultado da cópula entre uma mulher e um bode que, na verdade, seria um deus disfarçado.

Conta o mito, que no dia do nascimento de Pã, Hermes, o mensageiro dos deuses, estava passando pelo local e resolver pegar essa estranha criatura para brincar com os deuses.

Chegando ao Olimpo, Hermes disse que havia trazido um presente para todos e mostrou-lhes o ser metade humano, metade bode. Muito bem-humorados os deuses resolveram incluir o pequeno no clube dos imortais, batizando-o como Pã.

Com o passar do tempo, Pã não quis mais viver entre os banquetes e as pompas do monte Olimpo e se mudou para as montanhas e grutas de Arcádia, uma região com matas virgens que era habitada por feras e pastores.

Lá ele podia exercer sua natureza selvagem e dormir nos bosques, visto que era conhecido por ser preguiçoso. Segundo a história só havia uma coisa que deixava Pã realmente irritado: ser acordado durante a sesta.

Pã, por sua vez, era o deus favorito entre os pastores e ajudava a cuidar do rebanho dos mesmos, inclusive espantando lobos e criaturas do mal. Pã também ajudava aos caçadores dando pistas sobre suas presas para eles, guiando-os pelas matas e bosques fechados.

No restante do tempo, enquanto não dormia ou ajudava os outros, Pã tocava sua flauta e corria atrás das ninfas, por quem tinha adoração. Isso porque Pã era conhecido como uma figura muito viril.

Uma última curiosidade sobre Pã, e que muita gente sequer imagina, é que o deus teve seus traços utilizados pelos primeiros cristãos para representar o Diabo. Isso mesmo! Utilizaram seus cascos, chifres, rabo e virilidade para representar a figura mais temida do universo católico, embora o deus não tenha nada a ver com essa figura.

Pronto! Agora você já sabe as 16 curiosidades sobre Pã e muito mais! Aproveite e não esqueça de compartilhar! share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários

Open