16 curiosidades sobre a deusa Hera

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Fechamos o mês de junho (Juno) trazendo as tão esperadas 16 curiosidades sobre a deusa Hera, a rainha do Olimpo. Essa divindade tem como sua principal característica o excessivo ciúme de seu marido Zeus.

Mas o que veremos aqui é que Hera não deve ser associada somente a esse sentimento e nem devemos julgá-la por isso, até porque todos nós sabemos que seu marido não é nenhum santo, não é mesmo? Então vamos lá!

Curiosidades sobre Hera

mitologia-grega-curiosidades-hera
1 – Hera é irmã e esposa de Zeus, filha de Cronos e Réia. É a deusa protetora do casamento, da fidelidade, das crianças e das mulheres casadas.

2 – Segundo a lenda, Zeus conquistou Hera na forma de um cuco. Em um dia chuvoso, a deusa concedeu àquela pequena ave abrigo entre os seios, sem saber que era Zeus disfarçado. Ela ficou completamente encantada com o pássaro e consequentemente com o deus supremo.

3 – Mesmo assim ela não cedeu tão fácil às investidas do deus sedutor e demorou 300 anos para aceitar o noivado.

4 – Como presente de casamento, Gaia deu a Hera algumas maçãs de ouro. A deusa achou as frutas muito belas e decidiu plantá-las em seu quintal, dando origem ao famoso Jardim das Hespérides. As maçãs douradas que nasciam nesse jardim eram fontes de juventude eterna.

mitologia-grega-curiosidades-hera-2
5 – Segundo Homero, Hera não pode ser considerada a rainha dos deuses, pois seus poderes não se comparam aos de Zeus. Portanto, nos hinos homéricos ela era tratada simplesmente como a esposa do deus supremo.

6 – Hera tinha fama de ser muito ciumenta, mas tinha razão para isso. Zeus teve diversas amantes! Como não podia punir seu marido, restou a ela castigar as amantes e filhos bastardos. Io foi transformada em vaca; Calisto e o filho Arcas foram convertidos em ursos; já Lâmia teve os filhos assassinados pela deusa e foi condenada a jamais dormir, passando a devorar crianças de outras mães.

7 – Só teve uma amante de Zeus que escapou da fúria da esposa traída: Maia, a mãe de Hermes e uma das sete plêiades filhas de Atlas. Hera admirava a sua beleza e simpatia.

8 – Hermes foi aceito no Olimpo e ganhou o posto de mensageiro dos deuses, mas Hera queria uma emissária só sua. Assim adotou Íris como mensageira para assuntos particulares. Por onde Íris passa deixa seu rastro colorido, assim sabemos quando ela está a serviço da deusa.

9 – Outro que sempre sofreu com as perseguições de Hera foi o mais famoso dos filhos bastardos de Zeus, o herói Hércules. A deusa tentou de todas as formas acabar com o rapaz, porém nunca obteve sucesso. Após a morte do herói, Hera finalmente reconheceu seu valor e deu-lhe como esposa sua filha Hebe, a copeira dos deuses.

10 – Uma outra curiosidade que envolve Hércules e Hera é o mito no qual a deusa adormeceu sob encantamento de Hermes. Aproveitando-se desse fato Zeus colocou o herói, ainda bebê, no seio da esposa para amamentá-lo. Hércules mordeu bico do peito de Hera que acordou enfurecida, puxando-o com toda força e fazendo jorrar leite por todo o céu. Assim nasceu a Via Láctea.

mitologia-grega-curiosidades-hera-1
11 – Hera rejeitou o filho Hefesto, que nasceu deficiente, e lançou-o do Monte Olimpo. Já adulto, como vingança, o deus construtor ofereceu à mãe um trono mágico. Ao sentar-se Hera ficou aprisionada por muitos dias sem conseguir levantar-se. Hefesto só quebrou o encantamento após ser embriagado por Dionísio e também depois da promessa de ter Afrodite como esposa.

12 – De acordo com Ovídio, poeta romano, Hera ficou muito chateada com Zeus por ter dado origem a Atena sozinho, assim decidiu também gerar uma criança da mesma maneira. Pediu à Clóris que criasse uma flor que permitisse fecundá-la somente com o toque. Desta maneira, Hera gerou um menino, Ares, o deus da guerra, conhecido como Marte, ou “Março” o primeiro mês da primavera (no hemisfério norte).

13 – Em um outro mito, Hera pede ajuda a Poseidon e Afrodite e juntos conseguem acorrentar mãos e pés de Zeus prendendo-o no interior de uma nuvem. A deusa ficou apavorada ao ver o poderoso marido em cólera libertando-se em poucos segundos. Rapidamente ela pediu emprestado o cinto mágico de Afrodite, que tinha o poder do amor. Só assim Zeus acalmou-se e a perdoou.

14 – Na lenda da Guerra de Tróia, Hera foi uma das deusas que disputaram o concurso de beleza julgado por Páris. O príncipe troiano ficou incumbido de decidir qual das três era a mais bonita: Hera, Atena ou Afrodite. A primeira prometeu o domínio da Europa e Ásia. A segunda prometeu glória nas batalhas e sabedoria eterna. Já a terceira ofereceu a mulher mais linda do mundo, Helena. A vencedora foi Afrodite e como sabemos, o romance entre Páris e Helena deu origem à Guerra de Tróia.

mitologia-grega-curiosidades-hera-3
15 – Os símbolos de Hera são o pavão, a vaca, a romã e o escorpião.

16 – Na mitologia romana sua correspondente é Juno, assim o mês de Junho é uma homenagem a ela.

Gostou? Então não deixe de compartilhar! share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários