16 curiosidades sobre o deus Ares

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Para aumentar ainda mais nosso repertório das 16 curiosidades sobre os deuses mitológicos, hoje vamos falar sobre Ares, o verdadeiro God of War!

Um dos deuses mais temidos da mitologia grega, entretanto um pouco atrapalhado! Apesar de ser conhecido como o deus da guerra, Ares nem sempre era sinônimo de vitória, muito pelo contrário! Acompanhe e entenderás!

As 16 curiosidades sobre Ares

mitologia-grega-ares-curiosidades
1 – Ares é filho legítimo dos deuses supremos do Olimpo, Zeus e Hera, por isso é colocado entre um dos principais deuses da mitologia grega. Existem suposições de que ele era detestado pelo próprio pai e por isso Zeus criou uma segunda divindade para representar a guerra.

2 – Essa segunda entidade era Atena, conhecida como a deusa da guerra justa e estratégica, enquanto Ares passou a representar a guerra violenta e sanguinária.

3 – Por ser uma divindade hedionda e truculenta, Ares era pouco cultuado na Grécia Antiga, sendo adorado somente em alguns pontos isolados, a exemplo de Esparta, a cidade guerreira.

4 – Ares era descrito como uma criatura imensa e extremamente forte. Anunciava sua chegada nas batalhas com gritos tão horrendos que fazia os inimigos e até os amigos tremerem de medo.

5 – Tinha dois companheiros inseparáveis nas guerras, seus filhos Deimos, o Terror e Fobos, o medo, ambos filhos do deus com Afrodite.

mitologia-grega-ares-curiosidades4
6 – Por falar na deusa do amor, Ares teve um caso com ela, que na época era esposa de Hefesto. A traição foi descoberta após o casal cair em uma arapuca preparada pelo construtor dos deuses. Foram presos nus a uma rede invisível, sendo ridicularizados perante todo o Olimpo.

7 – Dessa união surgiu a simbologia, um círculo com um seta na diagonal para cima representando Ares, ícone da masculinidade, enquanto um círculo com uma cruz para baixo, representa Afrodite, o feminino.

mitologia-grega-ares-curiosidades2
8 – Alguns autores da antiguidade colocam Eros e os Erotes também como filhos de Ares e Afrodite. Já outros, como Hesíodo em sua Teogonia, apresenta Eros como um deus primordial, afinal como pode o Amor ser fruto da Guerra?

9 – Um dos mitos de Ares diz que ele foi aprisionado em um jarro de bronze pelos gigantes irmãos Oto e Elfiates, onde o deus gritou e uivou por treze meses, até que foi descoberto e resgatado por Hermes.

10 – Na Ilíada, Homero conta que Ares e Atena batalharam entre si duas vezes. Na primeira o deus da guerra foi gravemente ferido pela lança de Atena e fugiu para o Olimpo. Na revanche foi novamente ferido por uma enorme rocha lançada por Atena. Depois disso Ares, que lutava ao lado dos troianos, mudou de lado e passou a ajudar os gregos.

11 – Também já entrou em luta corporal com Hércules. Na ocasião, o forte semideus batalhava contra Cygnus, um dos filhos de Ares. Vendo que seu filho estava prestes a ser liquidado resolver intervir. Hércules não só terminou de aniquilar Cygnus como também feriu gravemente o senhor da guerra que novamente fugiu para o Olimpo.

mitologia-grega-ares-curiosidades3
12 – Contam as lendas que nas noites que antecediam as grandes guerras os gregos sacrificavam animais e ofereciam a Ares para obterem sucesso nas batalhas.

13 – Certa vez Zeus nomeou Cratos, o deus da força, como substituto de Ares como o deus da guerra. Sentindo-se ameaçado em perder seu posto, Ares precipitou seu suplente para sempre no tártaro. A história inspirou os criadores dos games God of War.

14 – Ares tem várias aparições na cultura moderna, figurando como antagonista nos quadrinhos da Mulher Maravilha e nos games God of War, além de estar presente na série Cavaleiros do Zodíaco e na saga Percy Jackson.

mitologia-grega-ares-curiosidades5
15 – Seu representante em Roma é Marte, o planeta vermelho como o sangue.

16 – Seus símbolos são a lança, o elmo, o abutre e o círculo com uma seta em diagonal para cima.

Gostou? Que tal compartilhar?share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários