16 curiosidades sobre o deus Hermes

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Já contamos aqui curiosidades sobre Hércules, Deméter, Apolo, e Poseidon. Agora é a vez de Hermes.

Esse deus está presente nas principais histórias da mitologia grega e é terrivelmente injustiçado e pouco lembrado. Talvez por nunca ter sido um grande protagonista, mas mesmo assim não era menos importante.

Por isso vamos contar aqui dezesseis grandes curiosidades sobre esse notável deus. Acompanhe!

Curiosidades sobre o deus Hermes

mitologia-grega-hermes-curiosidades
1 – Hermes é um dos deuses mais antigos da mitologia grega, sendo citado pela primeira vez em tabuletas escritas há mil anos antes de Cristo. Alguns até duvidam que ele seja de origem grega.

2 – Ele é um deus que acumula muitas funções. Além de mensageiro dos deuses, como é mais conhecido, também é considerado deus dos comerciantes, dos ladrões, das viagens, da magia (sim, da magia), do alfabeto, dos números, dos pesos e medidas, da amizade, da sorte e até dos jogos de azar.

3 – Hermes é filho de Zeus com Maia e foi criado em uma caverna escondido dos olhares de Hera. Na manhã do dia de seu nascimento, encontrou uma tartaruga e a ela fez uma proposta: se ela fornecesse sua carapaça, todas as tartarugas do mundo teriam proteção divina. O animal aceitou e com o casco Hermes criou a primeira lira.

mitologia-grega-hermes-lira

4 – Já no final da tarde, ainda no dia de seu nascimento, transformou-se em nevoeiro, passou pelo buraco da fechadura da caverna onde se escondia e, sapecamente, roubou 50 bois de seu meio irmão Apolo. O deus do sol ficou furioso! Para se desculpar, Hermes deu a Apolo a lira que havia acabado de criar.

5 – Encantado com o instrumento, Apolo concedeu ao bebê Hermes fama, o dom da palavra e da persuasão. O jovem queria mais e pediu a profecia, mas o deus do sol esclareceu que seria contra a vontade de Zeus, mesmo assim lhe deu três virgens aladas que profetizavam o que Hermes queria ver, quando alimentadas com mel.

6 – Em versões de alguns autores da antiguidade, Hermes teria nascido no dia 4, por isso a ele foram atribuídos os poderes dos quatro elementos da natureza.

7 – Hermes também era incumbido de levar as almas dos mortos ao barqueiro Caronte na porta do mundo dos mortos. Nos trajetos acabou conhecendo e tendo um caso com Hécate, deusa da magia negra e companheira de Perséfone, a rainha do submundo.

8 – Além de Hécate, Hermes teve outros grandes amores. As mais famosas são Afrodite, Penélope e Dríope. Com a deusa do amor teve um filho chamado Hermafrodito, representação da união Hermes e Afrodite, cujo gênero não era definido.

9 – Teve papel importante na Odisséia, no episódio em que Ulisses e seus marinheiros atracam na ilha da feiticeira Circe, famosa por transformar todos os seus visitantes em animais. Hermes alertou Ulisses e deu-lhe uma poção que inibia os poderes da bruxa contra ele. Assim o herói conseguiu salvar seus companheiros e sair da ilha.

mitologia-grega-hermes--circe
10 – Hermes ajudou também outros heróis em suas empreitadas. A Hércules deu uma espada encantada que o ajudou a superar várias batalhas. Já a Perseu, emprestou suas sandálias aladas para matar e Medusa e retornar gloriosamente para a casa.

11 – Por falar em vestimenta, muitas pessoas se enganam quando pensam que Hermes usa um elmo alado. Na verdade o que ele utiliza na cabeça é um pétaso, um chapéu muito usado pelos viajantes da antiguidade, feito de palha ou couro.

mitologia-grega-hermes--petaso
12 – Nas mãos ele sempre carrega um caduceu. Este objeto representa o equilíbrio e a ascensão. As serpentes significam que as forças precisam ser equilibradas, independentes e se completarem. O caduceu de Hermes é muitas vezes confundido com o símbolo da medicina.

mitologia-grega-hermes-caduceu

13 – Na mitologia egípcia é associado ao deus Toth, aquele com cabeça de íbis, deus da magia, da escrita e do conhecimento.

14 – Alguns sábios da antiguidade relatam que Toth foi para a Grécia onde ficou conhecido como Hermes Trimegisto. Outros já dizem que Hermes Trimegisto foi um grande sábio da antiguidade egípcia.

15 – Na mitologia romana seu correspondente é Mercúrio.

16 – Seus símbolos são o caduceu, tartaruga, a sandália alada, o pétaso, os peixes, a palmeira, o galo e o número quatro.

Não se esqueça de conhecer as outras curiosidades que envolvem outros personagens da mitologia grega aqui!

Gostou? Compartilhe!

share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários

Open