16 curiosidades sobre Poseidon

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

mitologia-grega-curiosidades-poseidon2

Quem nunca ouviu falar de Poseidon? Irmão de Zeus, Hades, Deméter, Héstia, e Hera, por muitos é considerado o segundo deus mais poderoso da Grécia Antiga.

Não morava no Olimpo, mas sim em um palácio dourado nas profundezas do mar. Algumas lendas dizem que ele habitava na cidade perdida de Atlântida.

Conheça agora 16 curiosidades sobre Poseidon

1 – O nome Poseidon, no grego clássico significa Posis = mestre e dawōn = água, sendo assim, Mestre das Águas.

2 – Era o segundo filho mais novo do casal de titãs Cronos e Réia, sendo apenas mais velho que Zeus.

Leia mais em: Titanomaquia, a Guerra dos Titãs

3 – Por ser irmão mais velho e ter papel menos importante, Poseidon morria de ciúme e inveja de Zeus. Mesmo assim lhe foi concedido o domínio dos Oceanos, enquanto Zeus ficou com o céu e Hades com o mundo inferior.

4 – Poseidon, além de deus dos mares e oceanos, também era conhecido com o deus do terremotos.

5 – Criou o cavalo com as espumas do mar e deu de presente aos homens, a partir daí o animal sempre esteve ligado à sua história.

6 – Amou e fecundou Medusa, quando ela ainda era uma linda donzela, contudo o ato carnal aconteceu no interior do templo de Atena. Insatisfeita, a deusa transformou Medusa em um terrível monstro.

7 – Da união entre Poseidon e Medusa nasce Pégaso, o cavalo alado.

mitologia-grega-curiosidades-poseidon8 – Transformou-se em cavalo para conseguir alcançar e fecundar também Deméter, quando a deusa disfarçou-se de égua e fugiu rejeitando-o.

Leia mais em: 16 curiosidades sobre Deméter

9 – Da união entre Poseidon e Deméter nasce Árion, o cavalo falante que participava de competições musicais.

10 – A maioria dos filhos de Poseidon eram monstros ou estavam ligados à maldade, a exemplo de Polifemo, os gigantes Órion, Oto, Efialtes e os ciclopes.

11 – Navegantes oravam por viagens seguras e por águas tranquilas, com isso afogavam cavalos em sacrifício ao deus.

12 – Em uma disputa com Atena pela região da Ática, Poseidon criou uma fonte que jorrava água salgada no local, enquanto a deusa da sabedoria fez nascer uma oliveira. Os jurados julgaram que a árvore era mais útil aos habitantes, dando a vitória a Atena. O local passou a ser chamado Atenas.

13 – Poseidon construiu as fortes muralhas da cidade de Tróia. Como o rei não lhe pagou o tributo que devia, mandou um monstro marinho aterrorizar a cidade e ajudou os gregos na grande guerra.

Leia mais em: Guerra de Tróia, confronto direto

14 – Apesar de Poseidon ser o deus dos mares, não foi ele quem criou o mar e a vida marinha. Tais ofícios foram dos deuses primordiais Pontos e Tálassa.

Leia mais em: Deuses Primordiais

15 – Na mitologia romana é representado como Netuno, o planeta azul.

16 – Seus símbolos são o tridente, o golfinho e o cavalo marinho.  share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários