6 deuses e semideuses quase sempre ignorados

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

A mitologia grega é tão fascinante que quanto mais lemos sobre ela, mais descobrimos que não sabemos nada! É uma diversidade tão grande de deuses, semideuses, heróis e até de pessoas normais.

Alguns desses personagens acabaram ganhando maiores destaques que outros por aparecerem com maior frequência nas histórias ou por terem participado de algum mito famoso. Isso faz com que outros acabem sendo ofuscados ou simplesmente ignorados.

Mas hoje vamos refrescar a sua memória com estes seis filhos de deuses que muitas vezes são esquecidos.

1 – Enéias – filho de Afrodite – semideuses

mitologia-grega-semideuses-eneias
Esse é um dos semideuses quase sempre ignorados da mitologia grega, filho de Afrodite e Anquises, tornou-se um grande guerreiro em Tróia e participou ativamente da famosa guerra.

De acordo com a lenda, Enéias como combatente só não superava Heitor, o príncipe troiano. Chegou a lutar bravamente contra Diomedes e Aquiles, os dois maiores nomes gregos da Guerra de Tróia. Nas ocasiões só não tombou devido a ajuda de sua mãe.

Após a queda de Tróia, Enéias e os remanescentes da cidade, vagaram o mundo numa aventura semelhante à Odisséia em busca de um local para construir uma nova metrópole.

Chegaram a desembarcar em diversos locais como Creta, Ilha de Polifemo e na terra das hárpias.

Devido a tantos insucessos, muitos anos depois, decidiram voltar à Tróia para reconstruí-la. Com o passar do tempo, dois descendentes de Enéias, Rômulo e Remo, fundaram a Segunda Tróia, posteriormente conhecida como Roma.

2 – Herictônio, filho de Hefesto e Atena

mitologia-grega-semideuses-herictonio
Como assim? Atena, a deusa virgem teve um filho? A resposta é sim! Ele se chamava Herictônio.

Conta a lenda que Atena era admiradora do trabalho de Hefesto, em especial das armas que ele talentosamente fabricava e isso fez com que ela se aproximasse cada vez mais dele.

Justamente nessa época, Hefesto estava um tanto frágil e deprimido por ter descoberto a traição de sua esposa Afrodite com Ares, assim acabou apaixonando-se pela deusa da sabedoria.

A deusa, que fez votos de virgindade eterna o rejeita, mas é fortemente agarrada pelos braços do ferreiro.

Atena consegue evitar o ato sexual, mas Hefesto acaba ejaculando em sua coxa. Enojada, ela se limpa deixando o sêmen escorrer para o chão. Naquele momento nasce Herictônio.

Muito envergonhada, Atena coloca o filho dentro de um baú. Temendo a descoberta dos outros deuses, ela deu o baú às três irmãs Pandroso, Herse e Aglauros, filhas de Cécrope, rei da Ática, ordenando que nunca abrissem a caixa.

Pandroso obedeceu a recomendação da deusa, mas as irmãs muito curiosas abriram o baú e viram a criança enrolada em uma cobra.

Ao tentarem pegar o bebê, foram picadas pelo réptil e jogaram-se da acrópole, tomadas pela loucura.

Assim, Pandroso, por ter respeitado a ordem da deusa, ganhou o direito de criar de seu filho.

Já adulto, Herictônio tornou-se o primeiro rei de Atenas, cidade a qual sua mãe é padroeira.

3 – Hermafrodito, filho(a) de Hermes e Afrodite

mitologia-grega-semideuses-hermafrodito
O nome Hermafrodito nada mais é do que a junção dos nomes Hermes e Afrodite, seus pais.

Não tinha gênero definido, tendo órgãos sexuais masculino e feminino no mesmo corpo.

Algumas versões dizem que ele nasceu homem e foi criado pelas ninfas das montanhas. Quando atingiu a adolescência abandonou as terras onde morava e conheceu Salmacis, uma náiade, ninfa da água. Esta apaixonou-se por ele.

Certo dia, ao banhar-se em um lago próximo da morada de Salmacis, Hermafrodito foi surpreendido por ela, que tentou agarrá-lo e beijá-lo de todo custo. O jovem a rejeita e faz de tudo para evitar as investidas da ninfa!

Já sem forças, Salmacis implorou aos deuses para que jamais os separassem. Seu desejo foi realizado!

A partir de então os corpos de Hermafrodito e Salmacis fundiram-se em um só, numa forma intersexual.

4 – Zagreu, filho de Zeus e Perséfone

mitologia-grega-semideuses-zagreu
Zeus, mulherengo, não perdoava nem a própria filha. Transformou-se em serpente e teve relações sexuais com Perséfone, fruto do relacionamento que teve com Deméter. Desta relação nasce Zagreu.

A intenção de Zeus era que Zagreu se tornasse seu substituto no trono do Olimpo.

Hera não gostou da idéia de ter que deixar seu posto de rainha e pediu que os titãs o matassem.

Zagreu transformou-se em touro e correu, mas os gigantes conseguiram alcançá-lo. Ele foi destroçado e devorado quase por completo, mas Zeus, seu pai, chegou e afastou os titãs com seus raios. Só sobrou o coração do seu pobre filho, ainda pulsante.

Zeus apanhou o coração e ofereceu à Sêmele para comê-lo. Assim nascera mais um filho de Zeus, Dionísio o deus do vinho.

5 e 6 – Árion e Despina – Filhos de Poseidon e Deméter

mitologia-grega-semideuses-arion-despina
Árion é um deus cavalo. Isso mesmo que você leu! Mas como isso é possível?

Segundo a lenda, Poseidon apaixonou-se por sua irmã Deméter, mas ela sempre o rejeitou. Em uma das investidas do deus dos mares, Deméter transformou-se em égua e fugiu a toda velocidade. Poseidon converteu-se também em um corcel veloz, conseguiu alcançá-la, e assim a fecundou. Dessa união nasceram Árion e Despina. O primeiro em forma de cavalo e a segunda uma bela donzela.

Árion é descrito como um cavalo negro e alado, que sabe falar e prever o futuro. Como é filho de dois deuses do Olimpo é imortal.

Considerado também o cavalo mais veloz do mundo, sendo seu galope tão leve que consegue andar sobre a água.

Na batalha dos Sete contra Tebas, Árion ajudou Hércules a aniquilar seus oponentes.

Seu paradeiro é um mistério. Alguns dizem que foi capturado pelas amazonas e permanece preso até hoje. Outros já dizem que ele está escondido em algum lugar do planeta, aproveitando-se de sua imortalidade.

E quanto a Despina, sua irmã? Esta tornou-se a deusa do frio e do inverno, sendo assim o posto de sua meia irmã Perséfone, a qual representa a primavera.

Dizem que no período no qual Perséfone está ao lado de Hades no submundo, Despina destrói com suas geadas e nevascas toda a beleza que a irmã havia deixado na Terra.

Gostaram dos deuses e semideuses quase sempre ignorados da mitologia grega? Deixem seu like na publicação e não se esqueça de compartilhar! share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários