8 coisas que você não sabia sobre os deuses gregos

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Sempre ouvimos muito falar sobre os deuses gregos. Sabemos que possuem papéis importantes e fundamentais em diversos mitos que vão da criação do mundo aos vários significados nos dias atuais.

Mas hoje, neste post, vamos abortar algumas coisas diferentes sobre esses deuses. Curiosidades que envolvem os seres mais fantásticos da mitologia grega.

8 Curiosidades sobre os deuses gregos

1 – Zeus é o mais jovem dos deuses gregos da primeira geração olímpica

quiz-mitologia-grega-zeus

Isso mesmo. Quem pensa que o deus supremo, com aquela aparência idosa e de barba branca é o mais velho, está redondamente enganado. Zeus é o caçula de Cronos e Réia, sendo a ordem de nascimento: Héstia, Hera, Deméter, Hades, Poseidon e Zeus.

O deus dos deuses acabou tornando-se o “salvador da pátria”, quando fez seu pai vomitar todos os irmãos que ele havia engolido. Depois disso, exilou Cronos e tornou-se O Senhor do Olimpo.

2 – Afrodite, a deusa do amor, nasceu do esperma do órgão genital cortado de Urano

quiz-mitologia-grega-afrodite-2

Exatamente o que você leu! O deus primordial Urano não queria ser destronado por um de seus filhos titãs, como afirmava a profecia. Desta maneira aprisionava todos os seus descendentes no útero de Gaia, sua esposa.

Cronos, o mais jovem dos titãs, foi salvo por sua mãe e cortou o órgão genital do pai com uma foice. Deste membro pingava esperma, que ao tocar o mar da deusa primordial Tálassa, fez nascer Afrodite.

3 – Dionísio, o deus do vinho, foi gerado na coxa de Zeus

quiz-mitologia-grega-dionisio

Esse fato curioso é contado assim: Zeus se envolveu com Sêmele, uma bela mortal. Esta ficou grávida do supremo dos deuses gregos.

Hera, muito ciumenta, convenceu Zeus que aparecesse esplendorosamente diante Sêmele, com as mesmas vestes brilhosas que aparecia para ela mesma.

O deus concordou e foi magnificamente lindo visitar sua amante. Acontece que a roupa brilhava tanto, que Sêmele não resistiu e virou pó! Zeus não teve outra alternativa. Terminou a gestação de Dionísio em sua própria coxa.

4 – Hefesto nasceu deficiente e por isso foi rejeitado, jogado no mar

quiz-mitologia-grega-hefesto

Nos primórdios dos tempos, era grotesco, mas muito comum, crianças serem abandonadas ou sacrificadas se nascessem com algum tipo de deficiência.

Foi o que aconteceu com esse filho de Zeus e Hera. Hefesto veio ao mundo com uma deficiência na perna e por isso foi jogado no mar.

Foi salvo por Tétis, rainha do oceano e criado em uma gruta marítima, fabricando jóias e ornamentos. Já adulto, voltou ao Olimpo, tornando-se assim o deus dos metais e construtor dos deuses gregos. Afrodite foi oferecida para ser sua esposa.

5 – Afrodite a Ares eram amantes e traíam Hefesto às escondidas

quiz-mitologia-grega-ares-afrodite

A deusa do amor não era fácil! Seduziu Ares, o deus da guerra e o levou para a cama diversas vezes enquanto Hefesto trabalhava em suas forjas.

O deus construtor, então, desconfiou da traição e produziu uma rede invisível encantada, colocando-a em cima de sua cama, como uma armadilha.

Afrodite e Ares, ao se deitarem, foram pegos nessa arapuca e clamaram por socorro. Surpresos, os outros deuses gregos do Olimpo entraram no quarto e se depararam com a ridícula cena dos amantes nus. A partir de então Hefesto divorciou-se de Afrodite.

6 –  Poseidon quase foi padroeiro de Atenas

quiz-mitologia-grega-poseidon

O episódio conta que, logo após a Titanomaquia, houve uma disputa entre Atena e Poseidon pela região da Ática, governada pelo rei Cécrops.

O deus dos mares, querendo mostrar seu poder, cravou no chão seu tridente e fez brotar uma fonte de água salgada. O Rei Cécrops ficou maravilhado! Foi então que Atena, a deusa da sabedoria, fez crescer uma oliveira no centro da cidade.

Zeus precisou intervir na disputa e deu a vitória à Atena, pois julgou que a oliveira era mais útil à população. A partir de então a cidade passou a chamar-se Atenas.

7 – Hermes teve diversos amores, inclusive teve um filho com Afrodite

quiz-mitologia-grega-hermes

O mensageiro dos deuses muitas vezes passa despercebido nas histórias da mitologia grega. Um deus um tanto “apagadinho”, mas não pouco importante.

O que poucas pessoas sabem é que Hermes envolveu-se com diversas deusas, ninfas e mortais. Dentre elas: Hécate, Afrodite, Dríope e até Penélope, esposa de Ulisses. Em determinando episódio tentou também seduzir Perséfone, mas foi rejeitado.

Com Afrodite concebeu Hermafrodito, cujo não possuía gênero definido, tendo os dois sexos no mesmo corpo.

8 – Apolo e Poseidon construíram muralhas de Tróia

quiz-mitologia-grega-apolo

Conta a lenda que esses dois deuses gregos resolveram testar a honestidade de Laomedonte, rei de Tróia. Vestiram-se como humanos e ofereceram fortificar as muralhas da cidade por um preço. Assim fizeram, mas o rei não cumpriu sua parte do acordo.

Apolo, então, enviou uma praga, que devastou parte da população do local. Já Poseidon mandou um monstro marinho à cidade para terminar o massacre e tornou-se inimigo número um de Tróia.

Laomedonte apelou para Hércules, prometendo-lhe cavalos sagrados em troca da destruição do monstro. O herói aniquilou a criatura, mas, mais uma vez o rei não honrou com sua palavra. Hércules enfurecido matou Laomedonte.

Gostou das curiosidades sobre os deuses gregos? Que tal compartilhar? share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários

Open