Ártemis, a deusa da lua

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Ártemis - Mitologia Grega

Ártemis era irmã gêmea de Apolo, nasceu na ilha de Delos, poucos momentos antes dele.

Leia mais sobre Apolo em: Apolo, deus da arte, medicina e juventude

Foi testemunha das dores de parto da sua mãe e de tal maneira isto lhe impressionou que não quis se casar, pedindo a seu pai para guardar virgindade eterna, juntamente com sua irmã Atena.

Zeus armou-a com um arco e flechas, dando-lhe como reino os bosques; seu trabalho favorito é a caça.

É a deusa da Lua, poderosa caçadora e “prodigalizadora de flechas”, era protetora das cidades, dos animais jovens e das mulheres de qualquer idade. As mulheres pediam-lhe um parto feliz.

Podia ser cruel. Bloqueou a passagem do exército grego para Tróia porque Agamenon se vangloriou de ter melhor pontaria do que ela, e exigiu o sacrifício da filha dele, perdoando-a depois.

Ártemis também guardava a virgindade das suas ninfas; nenhum homem poderia olhar para elas quando se banhavam depois da caça.

Zeus amava a mais bela de todas, Calisto, e assumiu a forma de Ártemis para seduzi-la. Calisto deu-lhe Arcas, antepassado dos árcades. Mas Ártemis a transformou em urso, saiu-lhe no encalço e matou-a a flechas.

A deusa não cedia suas ninfas nem mesmo ao irmão, Apolo. Este amava Dafne, e competiu por ela com um mortal; Apolo incutiu no rival a idéia de vê-la banhar-se, e Ártemis matou-o a flechadas. Mesmo assim, Dafne fugiu de Apolo e, num dia em que ele a perseguia, foi transformada num loureiro. Ele continuou a amá-la e fez do loureiro a sua árvore sagrada.

Ela tem diferentes nomes, sendo na terra Ártemis ou Diana (para os romanos); no céu a Lua ou Febe (é realmente uma confusão, pois Febe também é o nome de uma titã que é a avó de Ártemis) e, finalmente, no inferno, é Hécate.

Entre os animais que lhe eram consagrados destacavam-se a corça e o javali.

Leia também

Comentários

comentários

4 Comentários

  1. Hosting Italia

    Varios relatos conflitantes sao dados na mitologia grega do nascimento de Artemis e seu irmao gemeo, Apolo . Todos os relatos concordam, porem, que ela era a filha de Zeus e de Leto , e que ela era a irma gemea de Apolo.

  2. Moderador (Publicações do Autor)

    Você está certo. Selene e Ártemis são consideradas as deusas da Lua. Ártemis veio associada na popularidade latina, justamente para ser o oposto de seu irmão Apolo, sendo ele a personificação do Sol.

  3. Anônimo

    Pensava que Selene era a deusa da lua

  4. kaylane

    o quendera se felisidade fose verdade tariamos todos feliz

Comentários encerrados.

Open