As 4 Criaturas do Mundo Grego

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Artigo escrito pelos parceiros Curiosidades Mitológicas

Trazemos hoje pra vocês uma seleção de 4 criaturas fantásticas do mundo grego selecionadas pelos nossos parceiros Curiosidades Mitológicas: Athos, Os Quatro Cavalos de Diomedes, Equidna e Hipocampo. Boa leitura!

1 – Athos

mitologia-grega-athos

De acordo com a mitologia grega, nos tempos primórdios surgiu Athos, um dos gigantes, filho de Gaia (Terra), e de Urano (Céu).

Gaia e Urano queriam que seus filhos conquistassem os tempos. Assim sendo, Athos participou da primeira aparição dos titãs do velho mundo.

A lenda conta que ele chegou a derrotar Zeus, o mais poderoso dos filhos de Cronos. Posteriormente foi preso e traído pelos deuses remanescentes do Olimpo.

Em uma outra batalha, querendo retomar seu posto, Athos lançou uma montanha na direção do deus dos deuses. Zeus rebateu sepultando o gigante. Assim nasceu o Monte Athos, sagrado e adorado na Grécia até hoje.

2 – Os Quatro Cavalos de Diomedes

mitologia-grega-cavalos-de-diomedes

Essas eram criaturas extremamente selvagens que espalhavam muito terror. Viviam amarrados por grossas correntes de ferro. Seu dono alimentavam-nos com carne humana.

Os Cavalos de Diomedes eram: Podargo, Lâmpon, Xanto e Deino.

Hércules, no seu oitavo trabalho, foi responsável por capturar essas criaturas e levá-las para o rei de Micenas.

Segundo a lenda, Hércules foi à Trácia sozinho e se apresentou diante de Diomedes, a quem matou e arrastou o corpo já falecido até a margem de um rio, onde deu-o como alimento aos quatro cavalos carnívoros.

Uma vez alimentados com o cadáver de Diomedes, os cavalos, cuja fúria se dissipou, puderam ser capturados docilmente por Hércules, que assim cumpriu seu oitavo trabalho.

3 – Equina

mitologia-grega-equidina-criaturas

Equidna, na mitologia grega, era uma criatura com corpo de uma bela mulher e cauda de serpente em lugar das pernas. O poeta Hesíodo dizia que ela era filha de Fórcis e Ceto.

Equidna, em função de sua própria monstruosidade, casou-se com o gigante Tifão, tornando-se a “mãe de todos os monstros”.

Seus filhos mais famosos são: Quimera, Hidra de Lerna, Leão de Neméia, Esfinge e Cérbero.

Conheça todos os filhos de Equidna aqui!

4 – Hipocampos

mitologia-grega-equidina-hipocampo

Na mitologia grega, os hipocampos são animais criados por Poseidon a partir da espuma do mar. A parte frontal do corpo dessas criaturas é de um corcel branco e a parte posterior é uma cauda brilhante de peixe, semelhante ao arco-íris.

Serviam como animais de tração no carro de Poseidon e também faziam companhia às nereidas, que utilizavam-no para cavalgar.

Além disso, os hipocampos são conhecidos como as montarias oficiais dos exércitos dos mares.

Não se esqueça de curtir Curiosidades Mitológicas no Facebook.

Também não esqueça de compartilhar! share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários