Atena, a deusa da sabedoria

Facebooktwittergoogle_pluspinterest
mitologia-athena

Atena, a deusa da sabedoria. Seu símbolo é uma coruja.

Zeus, depois de devorar Métis, sentiu uma forte dor-de-cabeça.

Pedindo auxílio a Hefesto, filho seu, este com um machado lhe abriu o crânio e do cérebro de Zeus saiu Atena, já completamente armada e com idade bastante para auxiliar seu pai na guerra contra os titãs, destacando-se por sua coragem.

Disputou com Poseidon a posse de Ática, uma recém fundada cidade. Vencendo a disputa, deu seu nome à cidade, que passou a se chamar Atenas.

Atena era a deusa da inteligência, da guerra e da ciência e prestava serviços à guerra ou à paz e às artes úteis e ornamentais (agricultura, navegação, tecelagem).

Virgem padroeira das artes domésticas, era protetora na guerra dos que lhe rendiam culto.

Nos primeiros tempos, era representada como uma jovem, mas foi envelhecendo como Atenas, sua cidade favorita. No fim, era representada como uma figura matronal, sob cuja proteção florescia o que havia de mais valioso na civilizada Atenas: a inteligência e as artes apuradas de viver.

Dizia-se que inventara a flauta, mas desprezara femininamente o instrumento ao ver como seu rosto ficava desfigurado quando ela enchia de ar as faces, para soprar.

Atena tinha duas denominações: Atena Pormachos – Atena defensiva; e Atena Nice – Atena vitoriosa.

Por ser guerreira defensiva, não se entendia bem com seu meio-irmão Ares, que possuía um selvagem amor pela violência e pelo derramamento de sangue, e muitas vezes brigavam, mas Atena sempre vencia.

Atena defendeu vários heróis, como Perseu e Ulisses. Embora tivesse ajudado os gregos a vencer em Tróia, vingou-se dos heróis que deixaram de lhe prestar as homenagens devidas.

Estabeleceu o domínio da lei e até o conceito da misericórdia, no julgamento que libertou Orestes das temíveis Erínias depois de haver assassinado a mãe por ordem de Apolo.

Dizia-se que ganhara a devoção de Atenas por haver dado a oliveira de presente à humanidade.

Atena, junto com Hefesto, criou a primeira mulher mortal da Terra: Pandora, que quebrou uma caixa que espalhou o mal para o mundo.

Pelos romanos é chamada de Minerva.

QUIZ: Clique aqui e descubra quem é  seu deus na Mitologia Grega.

quiz-deuses-da-mitologia-grega-500

Leia também

Comentários

comentários

Open