Castor e Pólux, exemplos de fraternidade

Facebooktwittergoogle_pluspinterest
mitologia-castor-e-polux

Nascem de dois ovos Pólux e Helena, filhos imortais de Zeus, e Castor e Clitemnestra, filhos mortais de Tíndaro.

Leda tinha sido fecundada por Tíndaro, príncipe de Esparta.

Zeus encatado pela beleza da moça, disfarçando sua paixão na forma de um cisne, se aproxima da futura rainha quando esta vai se banhar em um lago e também a fecunda.

Dessa dupla união nascem de dois ovos Pólux e Helena, filhos imortais do deus, e Castor e Clitemnestra, filhos mortais do rei.

Ao contrário das irmãs, Castor e Pólux se tornaram inseparáveis e símbolo do mais puro amor fraternal, ficando conhecidos como Dióscuros (filhos de Zeus).

Uma disputa pelo amor de duas belas jovens, Hilária e Febe, os leva a duelar com seus pretendentes, os também irmãos gêmeos Idas e Linceu.

Pólux batalha com Linceu, que não consegue sobrepujar a habilidade e a imortalidade do semi-deus e logo perece, sendo mandado a se juntar aos moradores do Hades.

Castor, por sua vez, duela com Idas e infelizmente tomba diante da força do seu oponente.

Em seguida, desnorteado com a morte do irmão, com toda sua ira, Pólux também subjulga Idas.

Inconformado com a violenta separação, pede ao pai que não consinta com tal morte.

Diante da irreversibilidade do fato, mas compreendendo a dor do filho, Zeus concede aos dois jovens a alternância da imortalidade: durante a metade do ano Pólux fica entre os deuses enquanto Castor permanece no reino invisível de Hades; em seguida trocam de lugar e é nessa oportunidade que eles se encontram, se abraçam e ficam juntos por alguns momentos para logo se separarem, cada um tomando sua nova posição e aguardando o próximo reencontro, que se repetirá indefinidamente.

Posteriormente, para eternizar este imenso amor fraternal, Zeus coloca no céu, como a constelação de Gêmeos, um novo grupo de estrelas representando os irmãos, num eterno abraço, onde não podem mais ser separados, nem pela morte.

 share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários

1 Comentário

  1. Hosting Deutschland

    Castor e Polux sequestraram as noivas dos primos na vespera do casamento, por terem apaixonado-se pelas mocas.

Comentários encerrados.