Daemon: anjos e demônios

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

mitologia-grega-daemonA palavra Daemon vem do grego daímôn (δαίμων) e pode significar “espirito” ou “divindade”, ou seja, é referente a anjos e domônios.

Já a palavra escrita no plural, Daemones, serve para representar um ser da mitologia grega que se assemelha muito a um gênio, comum na mitologia árabe.

A palavra Daemon teve sua origem na antiguidade, com os gregos, entretanto, com o passar dos anos a história fez com que surgissem diferentes descrições para esses seres.

Se analisar a origem da palavra Daemon em latim ela significa nada menos que demônio.

mitologia-grega-daemon-nice

Nice ou Nike, a vitória.

Então, de uma forma geral, é possível dizer que os Daemones representam uma força primordial que regeu todos os elementos naturais presentes na criação, fazendo também com que o mundo dos humanos fosse permeado com o sobrenatural.

Essas divindades recebiam os nomes de Ouranioi, representante do ar, GeorgikoieNomioi, representante da terra, Halioi, representante do mar e Khtonioire presentando do mundo inferior.

As suas funções eram, nada mais do que fazer a intermediação entre os Theoi e os seres humanos.

Os Theoi nada mais são do que uma das categorias de deuses do Panteão grego que representam três diferentes gerações de deuses governantes  do Universo. Além dessas três existem ainda mais seis Theoi que representam emoções, ideias abstratas entre outras coisas.

O caráter dos Daemones é intimamente ligado aos elementos naturais e também a vontade divina que dá origem a eles. Por isso não se dividem em bem ou mal visto que um mesmo Daemon pode ser bom e mau, de acordo com as situações e relacionamentos que ele desenvolve, ficando sujeito à sua influência.

Seguindo uma linha mais teológica, os gregos tratavam de eudaemon, que era o bom e cacodaemon que era o mau. Por isso que a palavra que significa felicidade em grego é Eudaimonia.

Sendo assim, os gregos creem que para ser feliz é preciso viver sob a influência de um Daemon bom.

Então, os Daemones nada mais são do que as almas dos antepassados os humanos que desempenham papel de protetores no mundo dos homens.

Uma curiosidade sobre a denominação dos Daemones é que ela ocorre de acordo com a idade do seu surgimento. Sendo assim os DaimonesKhryseoi são os que surgiram na Idade de Ouro e os DaimonesArgyreoi são os que surgiram na Idade de Prata.

Assim sendo, eles são representantes da natureza humana e ainda agem personificando emoções, ações e estados da existência e da moralidade tais como a Ira, a Loucura, a Tristeza, Felicidade e etc.

mitologia-grega-daemon2

Éris, a discórdia.

Por isso os Daemones se dividem, de acordo com o que representam no universo humano. Os da moralidade, por exemplo, dividem-se em Agathos que representam o bem e as Virtudes e em Kakos que representam o Mal e os Vícios.

Então, o conceito original dos Daemon para os gregos ainda tem ligação com alguns pontos como:

  • Elementos da natureza: alguns Daemon surgiram logo após os deuses primordiais e por isso existem Daimones do mar, da terra, do céu, do fogo, da água e etc.
  • Espíritos: os daimones são espíritos que protegem e cuidam de um lugar, de cidades, de estradas e etc.
  • Representação do humano: os daimones estão diretamente ligados às afetações e emoções e humanas tanto do corpo como do espirito, tais como, Medo, Discórdia, Alegria, Sono, Velhice, Morte, Ciúmes e etc.

Além disso é importante ressaltar que na Grécia Antiga o Daemon tinha ligação com a deusa anciã Hécate, e que os demones viviam tanto entre os mortos no Submundo como também entre os mortais na Terra e entre os Deuses no Olimpo.

Vale lembrar ainda que na antiguidade, a palavra Daemon, que com o tempo deu origem a palavra dêmonio, não tinha uma conotação negativa e não representava o mal.

Isso porque na época ela representava os Espíritos de uma forma geral, incluindo tanto os espíritos elevados, chamados de Deuses, como os menos elevados, ou demônios, que tinham relações com os homens.

A lista de Daemones é realmente grande e para cada emoção, ação ou afetação humana existe um Daemon, com um nome específico.

mitologia-grega-daemon3

Bia, a violência.

Podemos destacar aqui alguns nomes mais conhecidos:

  • Bia, a violência;
  • Deimos, o terror;
  • Éris, a discórdia;
  • Fobos, o medo;
  • Hebe, a juventude;
  • Hipnos, o sono;
  • Moros, o destino;
  • Nêmesis, a justiça;
  • Nice, a vitória;
  • Pentos, a dor;
  • Pluto, a riqueza;
  • Sofia, a sabedoria.

Veja aqui a lista completa de todos os Daemones.

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre esses importantes seres da mitologia grega, os Daemones. Não esqueça de compartilhar!  share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários

Open