Guerra de Tróia, confronto direto

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

A Guerra de Tróia foi sem dúvida uma das mais emblemáticas narrativas da mitologia grega; tanto que já foi tema de diversos livros e filmes em diversas épocas.

Inspirou Homero na tão famosa Ilíada. Um poema de difícil leitura, mas de fascinação ímpar! Em versões adaptadas, a leitura chega a ser tão envolvente que é até difícil parar.

Você pode ler mais sobre os mitos de Tróia neste site que nós indicamos: Greciantiga.org

Aqui nós fazemos uma análise comparativa entre alguns dos grandes personagens dessa história.

Em batalha direta, quem é o melhor? Será que você concorda?

Deuses

Poseidon (Gregos) x Zeus (Troianos)

mitologia-grega-zeus-vs-poseidonEnquanto o fortíssimo deus Poseidon estava do lado dos gregos, Zeus, o todo poderoso, deus dos deuses, era simpatizante dos troianos, e isso lhes dava enorme vantagem diante seus oponentes. Aliás, Zeus é Zeus.

Além da fortíssima defesa das muralhas, a ajuda divina de Zeus foi preponderante à resistência absoluta de Tróia.

Mesmo ordenando que nenhum deus interferisse na batalha, ele mesmo dava lá suas “roubadinhas” despercebidas.

Numa tentativa descabida de ajudar os helênicos, Hera pediu que Hipnos fizesse o deus dos deuses adormecer. No período do sono profundo de Zeus e com Poseidon no comando, os gregos tomaram grande vantagem. Nesta ocasião Ajax feriu Heitor, quase pondo fim à vida do príncipe troiano.

Mas Zeus acordou e retomou às rédeas fazendo com que os troianos revertessem a situação.

Não tem como discordar. Com Zeus no comando:

1 PONTO PARA OS TROIANOS

Reis

Menelau (Gregos) x Príamo (Troianos)

mitologia-grega-menelau-vs-priamoEstamos falando de guerra e Menelau como comandante/guerreiro é um zero à esquerda. Impressionante como mesmo assim ele quase matou Páris num duelo proposto pelo próprio príncipe troiano.

O rei grego, tanto não entendia nada de guerra, que precisou apelar para a ajuda do irmão Agamenon para liderar as tropas helênicas.

Príamo já era bastante idoso na época da chegada dos gregos ao litoral de Tróia. Também não teve nenhum papel de destaque como guerreiro.

Numa batalha direta entre os dois fica “pau-a-pau”, difícil definir um vencedor, mas pela idade avançada de Príamo,
Menelau leva ligeira vantagem. Por isso:

1 PONTO PARA OS GREGOS

Guerreiros

Aquiles (Gregos) x Heitor (Troianos)

mitologia-grega-aquiles-vs-heitorHeitor, comandante das tropas troianas, filho de Príamo, príncipe de Tróia e Aquiles, o bravo guerreiro de “corpo fechado” (exceto os calcanhares), filho de Tétis, ninfa do mar.

Estes dois são sem dúvidas os maiores e mais famosos combatentes de toda a Guerra de Tróia. Uma batalha entre eles seria inevitável.

Heitor teria aniquilado fácil qualquer outro soldado helênico, mas topou com Aquiles. Este por sinal tomado de ira, pois seu amado Pátroclo (sim, Aquiles e Pátroclo eram amantes) havia sido morto pelas mãos justamente de quem? Heitor.

A história diz por si só. Aquiles matou e humilhou Heitor diante das muralhas de Tróia.

1 PONTO PARA OS GREGOS

Leia mais curiosidades sobre Aquiles em: 7 Curiosidades Surpreendentes da Mitologia Grega

Ajax (Gregos) x Enéias (Troianos)

mitologia-grega-ajax-vs-eneiasOs “número dois” de cada exército, assim por dizer.

O gigante Ajax só não era melhor que Aquiles e Enéias, filho de Afrodite, só não superava Heitor.

Não existem relatos sobre combate direto entre os dois, mas certamente Enéias seria o vitorioso.

Apesar da grande força e enorme estatura, Ajax era um mero mortal, sendo Enéias um semi-deus. Segundo a Ilíada ele foi favorecido por Afrodite e Poseidon diversas vezes em campo durante a Guerra de Tróia.

Lembra que Zeus ordenou aos outros deuses para que não interferissem nos combates? Balela!

1 PONTO PARA OS TROIANOS

 

Ulisses (Gregos) x Páris (Troianos)

mitologia-grega-ulisses-vs-parisPáris, irmão de Heitor, nunca foi um exímio guerreiro. É certo que melhorou um pouco com a morte do irmão, pois foi obrigado a assumir o comando do exército troiano. Tanto que foi Páris quem conseguiu matar Aquiles com uma flechada envenenada no calcanhar (diga-se de passagem a flecha foi guiada por Apolo).

Ulisses é o cérebro helênico. Apesar de baixinho era um dos mais bravos soldados do exército grego. Foi dele a idéia de construir o enorme cavalo de madeira e presentear os troianos e foi assim que conseguiram transpassar as muralhas da cidade.

Frente à frente o astuto Ulisses leva boa vantagem. Além de ser bem mais experiente em combate, no caso de um deslise, certamente iria reverter a situação nem que fosse na “lábia”.

1 PONTO PARA OS GREGOS

Resultado final Guerra de Tróia

Não poderia ser diferente. Como todos nós sabemos os gregos conseguiram entrar em Tróia e destruir a cidade. Helena foi levada de volta às terras de Menelau e a guerra terminou após 10 anos.

TOTAL: GREGOS 3 X 2 TROIANOS

Você concorda? Se não comente.  share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários