Hecatônquiros, os gigantes de cem braços

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

A mitologia grega é cheia de personagens intrigantes e muito interessantes que fazem parte de mitos incríveis. Esse é o caso dos Hecatônquiros, ou Hekatonkheires que em grego significa “os de cem mãos”, que eram nada menos do que três Gigantes filhos de Gaia, a mãe terra, com Urano, o céu, segundo a Teogonia de Hesíodo.

mitologia-grega-hecatonquiros-2
Os nomes dos Hecatônquiros são: Briareu, Coto e Giges.

Briareu era chamado de o vigoroso ou o bode do mar, também conhecido por Aigaion que foi latinizado como Aegaeron. Coto era o furioso e Giges o de grandes membros.

Vale lembrar ainda os Hecatônquiros, além de serem gigantes, ainda eram dotados de cem braços e cinquenta cabeças o que fazia com que tivessem um aspecto terrível.

Justamente por isso é que logo após o nascimento dessas criaturas, Urano, assustado com a monstruosidade deles, decidiu escondê-los nas profundezas do Tártaro.

O Tártaro, para quem não sabe, é um dos deuses primordiais e é a personificação do mundo inferior onde se encontram as cavernas e grutas mais terríveis do reino de Hades.

De fato, os gigantes eram seres incríveis com força e muita ferocidade, que era superior, inclusive, aos Titãs, a quem se uniram para combater os ciclopes.

Uma curiosidade é que os Hecatônquiros também eram conhecidos como Centimani, a poesia latina, que em tradução quer dizer “Cem Mãos”.

Para saber um pouco mais sobre os mitos e histórias dos Hecatônquiros continue lendo abaixo.

Os mitos e histórias dos Hecatônquiros

mitologia-grega-hecatonquiros
Os gigantes tinham realmente forças imensuráveis. Justamente por isso é difícil determinar quais os fenômenos naturais que eles representam, porém pode-se dizer que são as formas gigantescas da natureza que aparecem, por exemplo, em terremotos.

Como já foi dito acima, quando os Hecatônquiros nasceram, Urano, assustado com tanta monstruosidade, jogou-os diretamente no Tártaro. Alguns mitos contam ainda que Urano ao ver os filhos achou-os tão feios que empurrou-os novamente para o útero de Gaia, causando a ela muita dor, incentivando ainda mais Cronos a iniciar o movimento de derrubada de Urano.

Presos no Tártaro os Hecatônquiros ficaram muito bem guardados por um dragão chamado Campe.

Cumprindo então a profecia, Cronos ajudou os Hecatônquiros a escapar do Tártaro, formando uma rebelião que acabaria causando a castração do seu próprio pai, Urano.

Com a queda de Urano, Cronos conseguiu subir ao poder, traiu os Hecatônquiros e aprisionou-os novamente no Tártaro.

mitologia-grega-hecatonquiros-tártaro
E lá eles se mantiveram presos até que Zeus os resgatou, seguindo os planos e conselhos de Gaia. Por isso os Gigantes foram aliados de Zeus contra Cronos na Titanomaquia.

Nessa guerra dos Titãs contra os Deuses do Olimpo, os Hecatônquiros ajudaram arremessando cem pedras enormes, do tamanho de montanhas, uma com cada uma de suas mãos. Por isso pode-se afirmar que eles tiveram um papel importantíssimo e decisivo para o desfecho da batalha.

Com a vitória dos Deuses sobre os Titãs, Zeus passou a ser o dono do Olimpo e o Deus do Deuses.

Já os Hecatônquiros se estabeleceram em grandes palácios, cada um em um lugar. Sendo assim, Briareu estabeleceu sua morada nas profundezas do mar Egeu. Já Giges e Coto ficaram em palácios localizados no rio Oceanus, tornando-se protetores das portas do Tártaro.

Adaptações modernas e os Hecatônquiros

Muita gente não sabe, mas os Hecatônquiros apareceram em diversas adaptações modernas.

Briareu, por exemplo, aparece na Divina Comédia, de Dante Alighieri como sendo um dos titãs que atacaram Zeus no Olimpo. Ele também é citado no livro de Dom Quixote, de Cervantes, no famosíssimo episódio dos moinhos de vento.

Esse mesmo gigante também tem importante papel nos livros de Rick Riordan, principalmente em “A Batalha do Labirinto”.

Já o gigante Coto aparece desempenhando um papel na história em quadrinhos da DC Comics, chamada “Amazonas de Themyscira”.

mitologia-grega-hecatonquiros-dc-comics
Outra adaptação na qual os Hecatônquiros aparecem é no mangá Saint Seiya Episódio G. Nele o titã Iapeto de Dimensão possui a habilidade de invocar os Hecatônquiros, bem como de controlá-los de acordo com a sua vontade.

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre os Hecatônquiros, os gigantes que tiveram uma grande importância para a mitologia grega. Não esqueça de compartilhar!share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários

Open