Histórias da mitologia grega

Facebooktwittergoogle_pluspinterest
mitologia-grega-arte

Hércules e Atena

Os gregos, através das histórias da mitologia grega, tiveram grande influência na sociedade em que vivemos atualmente, pois nos forneceram arquitetura, teatro, dança, filosofia, democracia, etc. Sua sociedade era composta de muitas crenças e mistérios que até hoje fazem do nosso cotidiano.

Para muitos a mitologia grega é apenas a união de histórias religiosas em que os gregos acreditavam.

Podemos afirmar que não é só isso, a mitologia grega é, na verdade, o estudo dos conjuntos narrativos, relacionados aos mitos e histórias dos antigos gregos.

É também uma forma de compreender a sociedade grega antiga, seus rituais, comportamentos e a relação entre suas e outras crenças.

Os mitos gregos ilustram muitas histórias, entre elas a origem do mundo, estilos de vida, as aventuras e uma variedade de deuses e criaturas mitológicas.

Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em várias divindades. Com o passar dos anos surgiram vários contos de deuses e heróis que mais tarde se tornaram conhecidos em todo o mundo.

Para que possamos entender o que acontecia na antiga Grécia, precisamos saber principalmente no que eles acreditavam.

Quais eram seus deuses? Como contavam sobre a origem do mundo?

Essas perguntas foram respondidas através de esculturas, escrituras, desenhos e pinturas, para que um dia as civilizações futuras pudessem entender mais sobre essa cultura.

Os gregos acreditavam que existiam várias divindades. Segundo eles, para cada deus era necessário fazer uma oferenda para que seus desejos pudessem ser concebidos. Cada ato tinha uma razão, cada acontecimento estava ligado à vontade dos deuses que regiam sobre suas vidas.

Tudo estava interligado, a vida e a morte. Nada acontecia sem a permissão desses deuses.

Os principais deuses da mitologia grega

mitologia-grega-deuses-irmaos

Tópico completo: Nomes dos Deuses Gregos

Segundo a mitologia grega todos esses deuses, exceto Hades e Poseidon, moravam no Olimpo, um lugar mágico, cheio de belezas e que abrigava grandes poderes.

A origem do mundo segundo as histórias da mitologia grega

mitologia-grega-caos

Depois leia sobre: As Eras da Mitologia e o Fim da Humanidade

Leia também: Deucalião e Pirra e a Renovação da Humanidade

De acordo com as histórias da mitologia grega, no inicio dos tempos existia o Caos que vivia sozinho no universo.

Ele então gerou os Deuses Primordiais: Ébero, que segundo a lenda é a parte mais profunda do inferno e Nyx (a noite). A união destes dois fez com que nascessem Éter (o ar) e Hemera (o dia). Posteriormente surgiu Gaia (a terra) e tornou-se a base de tudo o que havia no mundo.

Gaia casou-se com Urano (o céu), com quem teve vários filhos. Temendo aos presságios, Urano pegou ódio de seus filhos e fez com que eles voltem para o ventre de Gaia. Em sua aflição Gaia pediu para Cronos, seu filho mais novo, que castrasse seu pai.

Cronos, então, castra Urano enquanto ele dorme e se torna o rei do Olimpo, assim cumprindo a profecia, mas seu pai lança sobre ele uma maldição. Com fúria Urano diz a Cronos: “Da mesma forma que traiu seu próprio pai, um dia também serás traído por seus filhos”.

Ao perceber a extrema força de seus irmãos Hecatônquiros e com medo de ameaças, Cronos decide deixá-los ainda presos dentro da barriga de Gaia, sua mãe.

Cronos une-se à Réia e os dois têm vários filhos. Temendo as malditas palavras proferidas por seu pai, o titã do tempo engole todos os seus filhos, exceto Zeus. Este é protegido por sua mãe trocado-o por uma pedra. Cronos é enganado e engole a rocha acreditando ser na verdade Zeus, enquanto Réia manda o filho para bem longe.

Já adulto Zeus retorna para se vingar de seu pai. Fez com que Cronos vomitasse seus outros filhos que foram engolidos e liberta os Hecatônquiros que ainda estão aprisionados no útero de Gaia para ajudá-lo na batalha conhecida como Titanomaquia.

Com a vitória dos deuses, Zeus se torna o rei do Olimpo.

A mitologia grega se tornou conhecida e transmitiu suas lendas por todo o mundo. Fez com que muitos escritores e produtores cinematográficos se baseassem nesses mitos para mostrar ao público essas fascinantes histórias da mitologia grega.  share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários