O que é mitologia grega?

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Já contamos aqui muitos mitos, apresentamos muitos personagens e escrevemos sobre muitas batalhas que fazem parte da mitologia grega. Porém, nunca falamos sobre o que é a mitologia grega, sua origem, como ela atravessou tantos anos de existência e segue viva até hoje.

Justamente por isso é que agora vamos abordar um pouco mais sobre o tema e tentar esclarecer também um pouco mais sobre esse assunto tão encantado e interessante.

Então, para saber mais sobre a mitologia grega, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Mas afinal, o que é mitologia grega?

o-que-e-mitologia-grega
A mitologia grega nada mais é do que o estudo de um conjunto de mitos e lendas dos gregos antigos que compreende vários deuses, heróis, titãs, centauros, ninfas e muitos outros.

O mais interessante é que, mesmo tendo se originado da união das mitologias dórica e micênica, 700 a.C., com o início do cristianismo, todas essas narrativas passaram a ser consideradas como ficções e alegorias.

O fato é que na Grécia Antiga a religião poderia ser considerada politeísta, visto que os gregos adoravam e seguiam vários deuses.

Já quanto às fontes da mitologia grega, não existem escrituras sagradas, tais como a Bíblia dos cristãos, porém as principais bases foram documentadas no século VIII a.C. por de escritores e filósofos.

Essas obras, tais como a Teogonia de Hesíodo e a Ilíada e a Odisseia de Homero, são referência até dias de hoje quando o assunto é mitologia grega.

Na Teogonia, por exemplo, é tratada de forma bem completa a origem dos deuses e suas histórias. Já na Ilíada e a Odisséia são narrativas que descreve mitos, ou seja, os grandes acontecimentos que envolvem deuses e heróis.

Todos esses mitos criados serviam para passar mensagens às pessoas e também para ajudar na preservação da memória histórica do seu povo. Isso porque na época, não havia ainda uma explicação científica para a maioria dos fenômenos naturais que aconteciam, tampouco para os acontecimentos históricos.

Sendo assim, os mitos eram criados também como uma forma de justificar fatos políticos, naturais, históricos, econômicos e sociais da época, tudo através de histórias e narrativas que eram comumente difundidas através da literatura oral, ou seja, falada.

Sendo assim, a mitologia grega e seus mitos são uma excelente forma que temos nos dias de hoje de entender melhor a história civilizatória da Grécia Antiga. Isso porque essas histórias são ricas em dados econômicos, psicológicos, artísticos, culturais e políticos do seu tempo.

o-que-e-mitologia-grega-deuses
A lista dos principais deuses da mitologia grega:

  • Zeus, o deus dos deuses. Senhor do céu e do trovão;
  • Poseidon, o deus dos mares. Senhor dos cavalos e terremotos;
  • Hades, o deus do submundo. Senhor do tártaro e dos mortos;
  • Hera, a rainha dos deuses. Senhora do casamento e da fidelidade;
  • Héstia, a deusa do lar. Senhora da hospitalidade e bons tratos;
  • Deméter, a deusa da agricultura. Senhora da fartura e dos alimentos;
  • Ares, o deus da guerra. Senhor das batalhas e da carnificina;
  • Hermes, o deus mensageiro. Senhor do comércio e dos ladrões;
  • Apolo, o deus da arte. Senhor do sol e da música;
  • Ártemis, a deusa da caça. Senhora da lua e dos animais selvagens;
  • Atena, a deusa da sabedoria. A senhora da inteligência e guerra estratégica;
  • Afrodite, a deusa do amor. Senhora da beleza e da paixão;
  • Hefesto, o deus construtor. Senhor dos metais e dos metalúrgicos;
  • Dionísio, o deus do vinho. Senhor da alegria e dos bacanais.

Conheça aqui a lista geral dos nomes dos deuses gregos.

Um pouco mais sobre a mitologia grega e seus significados

o-que-e-mitologia-grega-2
O fato é que os gregos antigos costumavam enxergar vida em quase tudo aquilo que os rodeava e, por isso, buscavam uma explicação para tudo. Com isso e uma imaginação fértil esse povo acabou criando diversos personagens e criaturas míticas de todos os tipos.

A mitologia grega conta com heróis, deuses poderosos, ninfas, centauros e titãs que permeavam o mundo, influenciando a vida das pessoas. Sendo assim, segundo os gregos antigos, bastava interpretar os sinais da natureza para poder atingir os objetivos propostos.

Com isso, os gregos sempre consultavam seus oráculos a fim de saber o que estava acontecendo e o que estava para acontecer no seu futuro. A pitonisa, que era uma espécie de sacerdotisa, tinha uma grande importância nesse contexto, pois sempre buscava explicações mitológicas para esses acontecimentos.

Outro ponto importante é que os gregos acreditavam que agradar as divindades era algo imprescindível para que fosse possível obter bons resultados na sua vida material. Sendo assim, era comum que, por exemplo, um trabalhador do comércio tivesse como objetivo satisfazer o deus Hermes a fim de conseguir um bom resultado no seu trabalho.

O fato é que a mitologia grega exerceu e ainda exerce uma grande influência tanto na cultura como também na literatura e nas artes da civilização ocidental.

Nela, poetas e artistas tem se inspirado desde os tempos antigos até os dias de hoje, descobrindo sempre temas mitológicos que apresentam grande relevância e significado no seu contemporâneo.

Não bastasse isso, o patrimônio da mitologia grega ainda influencia na ciência e também em tradições modernas neopagãs, como a Wicca.

o-que-e-mitologia-grega-olimpoConheça mais personagens da mitologia grega:

  • Caos, o deus primordial que deu origem a tudo;
  • Urano, deus primordial, pai dos titãs da primeira geração;
  • Cronos, o titã do tempo, pai dos primeiros deuses do Olimpo;
  • Réia, a titânide esposa de Cronos, mãe dos primeiros deuses do Olimpo;
  • Hércules ou Héracles, o semideus herói mais conhecido da mitologia grega;
  • Aquiles, outro grande herói da mitologia grega, um dos protagonistas da Guerra de Tróia;
  • Quíron, o centauro mais famoso da mitologia grega, mestre em medicina;
  • Minotauro, criatura com corpo de homem e cabeça de touro que habitava no labirinto de Creta;
  • Medusa, a mulher com cabelo de cobras que transformava em pedra quem a olhava;
  • Perseu, filho de Zeus, herói famoso por matar a Medusa;
  • Musas do Olimpo, mulheres graciosas que representam as artes e a ciência;
  • Ninfas, espíritos da natureza que representam as árvores, rios e montanhas.

Essa é a mitologia grega, seu surgimento, seus mitos e sua importância para o mundo moderno. Então, se você gostou não esqueça de compartilhar!
share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários