Nomes das deusas gregas

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

mitologia-grega-nomes-deusas-gregasAntes de abordarmos sobre os nomes das deusas gregas, é importante relembrarmos que os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de diversos deuses e deusas. Esses deuses eram figuras da mitologia grega com forma semelhante à forma humana e personificavam emoções, sentimentos, fatos ocorridos e muito mais.

mitologia-grega-nomes-deusas-gregas-atena

Atena, a deusa grega da sabedoria

Dentre os muitos deuses mitológicos se destacam as Deusas gregas que permeiam os mitos com força, coragem e beleza. O fato é que a lista dessas figuras é muito grande, mas existem algumas que se sobressaem por seus feitos, por suas participações nos diversos mitos e por suas vitórias.

Então os nomes das deusas gregas do Olimpo são: Afrodite, Ártemis, Atena, Deméter, Hera, Héstia.

Além disso, podemos também listar aquelas que são as Deusas Primordiais: Gaia, Nix, Hemera e Tálassa, conforme detalharemos logo abaixo.

Outra categoria que também é muito importante para a mitologia grega são as Titânides. Os nomes das deusas gregas que eram as titânides da primeira geração são: Febe, Tétis, Mnemósine, Têmis, Téia e Réia.

Então, para saber um pouco mais sobre cada uma delas, continue lendo e descubra detalhes sobre essas figuras e sua importância para a mitologia grega.

Nomes das deusas gregas: Deusas do Olimpo

 

mitologia-grega-nomes-deusas-gregas-afrodite-artemis

Ártemis, a deusa grega da caça e Afrodite, a deusa grega da beleza e do amor

Os deuses do Olimpo eram considerados doze ao todo, sendo seis figuras femininas e seis figuras masculinas. Essas seis figuras mitológicas femininas eram as Deusas do Olimpo.

Essas deusas eram figuras fortes e muito importantes para os mitos, estando presente em diversos deles. Então, conheça um pouco mais sobre as ditas deusas gregas.

  • Afrodite: deusa do amor, da sexualidade e também da beleza.
  • Ártemis: também conhecida como Artemisa essa é a deusa da caça e da vida selvagem.
  • Atena: na mitologia grega essa é a deusa da civilização e da sabedoria referente às estratégias de batalha.
  • Deméter: essa é a deusa grega da agricultura.
  • Hera: na mitologia grega essa é a deusa das bodas, das esposas e também da maternidade sendo a rainha da fidelidade conjugal.
  • Héstia: deusa virgem do lar, da vida doméstica e da família.

Nomes das deusas gregas: Deusas Primordiais

mitologia-grega-nomes-deusas-gregas-nix

Nix, a deusa primordial da noite

Os Deuses Primordiais são aqueles que nasceram primeiro, ainda no momento da criação de tudo. A forma desses deuses constitui a estrutura básica do universo.

Dentre esses deuses primordiais estão quatro figuras femininas. Veja quais são os nomes das deusas gregas que surgiram no momento da criação:

  • Gaia: essa figura mitológica representa a Mãe-Terra e todo o seu potencial gerador.
  • Nix: essa deusa era a personificação da noite e é considerada uma das mais importantes e poderosas criaturas.
  • Hemera: essa é a deusa que personifica o dia e sua luz.
  • Tálassa: na mitologia grega essa é a deusa do mar

Nomes das deusas da mitologia grega: Titânides

Os titãs têm grande importância pra a mitologia grega e se destacam no mito da Titanomaquia, no qual lutaram contra os Deuses do Olimpo por poder.

Já as titânides nada mais são do que figuras femininas dos titãs. Vamos falar sobre as seis principais, todas filhas de Urano e Gaia. Então, vamos conhecer os nomes das deusas gregas que eram titânides da primeira geração:

  • Febe: conhecida como a mais bela entre as titânides, e foi uma das primeiras deusas da Lua.
  • Tétis: a caçula dentre os titãs essa titânide representava o mar e sua fecundidade.
  • Mnemósine: essa era a deusa da mitologia grega que representava a memória, sendo também a que preserva do esquecimento.
  • Têmis: essa era a deusa da justiça e guardiã dos juramentos humanos e também da lei.
  • Téia: essa titânide não possui um mito próprio mas sabe-se que ela casou com se irmão, Hipérion, e teve três filhos com ele.
  • Réia: essa era a rainha das titânides e foi casada com Cronos durante a Era de Ouro.
mitologia-grega-nomes-deusas-gregas-gaia-tetis

Titânides Deusas gregas: Gaia, a mãe Terra e Tétis, a mãe dos Oceanos

Além dessas deusas da mitologia grega que já foram citadas ainda podemos ressaltar os nomes de Hebe, a deusa da Juventude; Íris, a mensageira dos deuses e deusa do arco-íris; Perséfone, filha de Deméter, rainha do submundo e deusa da primavera; Momo, a deusa do sarcasmo e Hécate, a deusa da bruxaria e magia negra.

Conheça também os demais deuses gregos aqui: Nomes dos deuses gregos

O fato é que são muitos os nomes das deusas gregas, mas agora você já conhece melhor aqueles que são mais importantes. Aproveite! share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários