Os 12 Trabalhos de Hércules

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Quem nunca ouviu falar nos 12 Trabalhos de Hércules? As façanhas do grande herói grego já foi tema de muitos livros, filmes e até desenhos animados. Antes de começarmos com esses grandiosos feitos, vamos conhecer melhor o maior de todos os semi-deuses gregos.

12-trabalhos-de-hercules

Hércules ou Héracles é filho do poderoso Zeus com uma de suas amantes, Alcmena. O que muita gente não sabe é que para seduzir Alcmena, Zeus assumiu a forma de seu marido, Anfitrião, e a engravidou. Ao descobrir o acontecido, o esposo decidiu queimá-la em uma pira, porém Zeus interveio e impediu que isso acontecesse. Esse fato despertou ainda mais o ciúme de Hera, mulher de Zeus.

O deus supremo havia proclamado que o próximo filho que nascesse na casa de Perseu seria coroado rei de Micenas. Hera, ao descobrir isso, fez com que Euristeu nascesse prematuramente, antes de Hércules, deixando Zeus furioso, porém sem alternativas.

Hércules foi perseguido por Hera desde seu nascimento, tendo que livrar-se desde muito cedo das armadilhas da deusa. A primeira delas foi enviar duas serpentes para matar Hércules ainda no seu berço, porém o bebê semi-deus conseguiu estrangular ambas com suas próprias mãos.

Já adulto, Hera ainda provocou um ataque de fúria em Hércules, fazendo com que ele matasse sua primeira esposa e seus filhos.

Arrependido, o herói procurou o Oráculo e recebeu a orientação de que deveria servir a Euristeu por 12 anos, o qual lhe ordenou que realizasse 12 tarefas como penitência pelas mortes. Estes feitos ficaram conhecidos como “Os 12 Trabalhos de Hércules”.

Quais foram os 12 trabalhos de Hércules?

Listamos aqui os doze feitos de Hércules. Logo abaixo detalharemos cada um deles. Acompanhe!

  1. Matar o Leão de Neméia;
  2. Matar a Hidra de Lerna;
  3. Capturar o Javali de Erimanto;
  4. Capturar a Corsa de Cerinéia;
  5. Expulsar as aves do Lago Estínfale;
  6. Limpar os estábulos do Rei Áugias;
  7. Capturar o Touro de Creta;
  8. Capturar os Cavalos de Diomedes;
  9. Obter o cinto de Hipólita;
  10. Capturar os Bois de Gerião;
  11. Obter as Maçãs de Ouro do jardim das Hespérides;
  12. Capturar Cérbero, o cão do inferno.

Antes de começarmos os detalhamentos é preciso esclarecer que Hércules contava frequentemente com a ajuda de um jovem companheiro, que alguns autores antigos dizem ser Iolau, seu sobrinho (em algumas versões, primo).

Justamente por isso, as tarefas que inicialmente eram apenas 10 se tornaram 12, pois Euristeu não considerou o trabalho da Hidra, já que ele recebeu ajuda de Iolau. Já no trabalho dos estábulos do Rei Áugias, Hércules recebeu um pagamento por ele.

Recomendamos também leitura do curioso artigo 16 Curiosidades sobre Hércules

Então, vamos conhecer detalhadamente os doze trabalhos de Hércules.

1 – Leão de Neméia

1-trabalhos-de-hercules
Hércules estrangulou o Leão de Neméia, que era o maior leão do mundo, filho dos monstros Equidna e Tifão, duas criaturas grotescas.

Esse foi um grande feito visto que nenhum dos habitantes conseguia matar a fera, já que a única coisa capaz de furar seu couro era a própria garra do leão.

Sendo assim, após a primeira tentativa sem êxito, Hércules conseguiu estrangulá-lo. Então, arrancou uma de suas garras e tirou o couro do animal para vestir-se com ele.

2 – Hidra de Lerna

2-trabalhos-de-hercules
A Hidra de Lerna era uma criatura com corpo de dragão, também filha de Equidna e Tifão. Ela tinha 9 cabeças que se regeneravam, sendo a do meio parcialmente de ouro e imortal.

Hércules só conseguiu acabar com esta terrível fera com a ajuda de Iolau, que impedia a regeneração da cabeça cortada por Hércules queimando as feridas com brasa.

Descontente com o sucesso de Hércules, Hera enviou um caranguejo enorme de nome Carcinus para ajudar a serpente. Hércules então pisou no animal que posteriormente se converteu na constelação de Câncer.

Por fim, Hércules sepultou eternamente a cabeça imortal debaixo de enorme rochedo e envenenou suas flechas, banhando-as no sangue do monstro.

3 – Javali de Erimanto

4-trabalhos-de-hercules
Havia um javali que aterrorizava a área de Erimanto, que ficava no noroeste da Arcádia. Hércules perseguiu o animal feroz durante horas até cansá-lo, pois a ordem era para capturá-lo vivo.

Segundo a lenda, Euristeu sentiu tanto medo ao ver o animal nos ombros de Hércules que até se escondeu.

4 – Corça de Cerinéia

3-trabalhos-de-hercules
A Corça de Cerinéia é uma figura mitológica com chifres de ouro e pés de bronze, capaz de correr extremamente rápido. A verdade é que a Corça era, nada menos que a ninfa Taígete, que foi transformada por Ártemis para fugir de Zeus.

Para pegá-la, Hércules a perseguiu incansavelmente por um ano até que ela ficasse exausta. Assim ele conseguiu atingi-la com uma flechada. Como esse não foi um ferimento mortal, Hércules a levou até Euristeu.

Em outra versão do mito ele a capturou com uma rede.

5 – Aves do Lago Estínfale

6-trabalhos-de-hercules
Estínfale era um lago onde viviam aves carnívoras com asas, bico e cabeças de ferro, de um tamanho tão gigantesco que interceptavam os raios de sol quando voavam. Hércules então utilizou as suas flechas para matar algumas e outras ele expulsou para outros países com um sino barulhento.

Outras versões contam que no lugar do sino ele fez o estardalhaço batendo dois pratos de metal.

6 – Currais de Áugias

5-trabalhos-de-hercules
Hércules teve que limpar os currais do rei de Áugias, que continham nada menos que 3 mil bois e não eram limpos há muitos anos. Os currais estavam tão sujos que exalavam um gás mortal.

O herói conseguiu limpar os estábulos em apenas duas horas. Para isso teve que desviar dois rios com sua força.

7 – Touro de Creta

7-trabalhos-de-hercules
Como sétima tarefa Hércules tinha que capturar vivo o Touro de Creta e leva-lo até Euristeu, que por sua vez, o entregaria à Hera.

O Touro era um animal muito bravo e tinha por costume aterrorizar os moradores da ilha grega de Creta. Hercules não só capturou o touro como montou no animal para levá-lo a Euristeu.

8 – Cavalos de Diomedes

8-trabalhos-de-hercules
Diomedes era o rei da Trácia, filho de Ares e possuía 4 carnívoros e ferozes cavalos, os quais ele alimentava coma carne dos estrangeiros que chegavam até as suas terras.

Hércules matou Diomedes e serviu sua carne aos animais. Assim, de ferozes eles passaram a dóceis e o herói conseguiu capturá-los com facilidade.

9 – Cinto de Hipólita

9-trabalhos-de-hercules
Hipólita era rainha de uma tribo de mulheres guerreiras conhecidas como amazonas, que habitavam uma área perto do mar negro. Hipólita possuía um cinto dourado mágico que era desejado pela filha de Euristeu.

Sendo assim, Hércules convenceu Hipólita a lhe dar o utensílio, porém Hera incitou as amazonas a lutar e o herói acabou tendo que matá-las, inclusive a rainha.

10 – Bois de Gerião

10-trabalhos-de-hercules
Gerião era um gigante de três cabeças e três corpos que vivia na ilha de Erítia. Ele possuía um grande e numeroso rebanho de bois. Esses animais eram guardados por Eurítion, um pastor monstruoso, e o seu cão que tinha várias cabeças.

Para capturar os bois, Hércules teve que acabar com Eutírion e seu cão primeiro e depois matou Gerião, usando a sua própria clava. Feito isso, entregou os bois a Euristeu.

11 – Pomos de ouro

11-trabalhos-de-hercules
Apanhar os pomos, ou maçãs de ouro foi o 11º dos 12 trabalhos de Hércules. Esses frutos ficavam no jardim da Hespérides, o qual era vigiado por um dragão de 100 cabeças chamado Ládon. Entretanto, esse jardim era desconhecido, o que fez com que Hércules tivesse que vagar por muito tempo sem encontrá-lo.

Segundo o mito, o herói pediu ajuda a Atlas, o pai das Hespérides. Para quem não se lembra, Atlas é o titã que recebeu de Zeus o castigo de carregar o céu em seus ombros. Só o titã sabia da localização exata do tal jardim.

Hércules acabou segurando o céu para Atlas enquanto ele capturava os pomos dourados.

12 – Cérbero, o guardião de Hades

12-trabalhos-de-hercules
O último dos 12 trabalhos de Hércules foi trazer Cérbero à Terra. Este é conhecido como o guardião do mundo dos mortos. Cérbero era um enorme cão de 3 cabeças e com uma cauda em forma de serpente.

Hades autorizou que Hércules levasse Cérbero para fora do mundo subterrâneo, porém, sob a condição de que ele o dominasse sem utilizar armas.

Hércules então teve que lutar com a fera somente com a sua força física e conseguiu dominá-lo, sufocando com seus braços. Feito isso, Hércules levou o cão desacordado até Euristeu que, com medo, pediu que a fera fosse devolvido ao seu lugar de origem.

E foi assim que Hércules se viu livre de sua penitência e cumpriu seus 12 trabalhos. Vale lembrar que, dependendo da obra e do autor as tarefas podem aparecer em ordem distinta.

Esses foram os 12 Trabalhos de Hércules! Que tal compartilhar?
share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários