Pessoas com nomes mitológicos

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Será que seu nome está na mitologia grega? As lendas gregas são de uma amplitude absurda! São tantos mitos que abrangem tantos tempos e por isso carregam uma enorme diversidade de nomes que são muito usados no mundo inteiro até hoje em dia.

Aqui no Brasil não é diferente. Trazemos exemplos de nomes comuns em nosso país que muitas pessoas nem sonham que fazem parte de algum mito grego, como Camila, Leandro, Cíntia, Sabrina, Evandro… e até ídolos da música pop brasileira como Belo e Latino, quem diria?!!

Você tem o nome mitológico que não está na lista? Entre em contato conosco que adicionaremos!

Você tem o nome mitológico? Confira na lista abaixo!

A

Adônis
Belo rapaz amado por Afrodite e Perséfone. Segundo o mito, Afrodite apaixonou-se por ele assim que o viu e isso gerou a ira de Ares, seu amante. O deus da guerra assassinou o jovem, que foi para o submundo. Lá conheceu Perséfone, a esposa de Hades, que também apaixonou-se por ele. A partir daí Afrodite e Perséfone tornaram-se eternas rivais. Zeus precisou interferir. Desta forma, dividiu o ano em três trimestres e determinou que o rapaz deveria ficar um trimestre com cada deusa e o que sobrou poderia ser livre. Mas Adônis, por gostar mais de Afrodite, escolheu ficar com ela também no seu trimestre livre.

Agenor
Rei de Tiro, na Fenícia e pai de Europa. O mito do Rapto de Europa é um dos mais populares da mitologia grega. Nele Zeus transforma-se em touro e sequestra a bela donzela, como contamos neste artigo.

Alcides
Este é o nome verdadeiro de Hércules. O herói grego foi batizado como Alcides em homenagem ao seu avô Alceu, pai de Alcmena, sua mãe. Segundo a lenda, foi rebatizado como Héracles, que significa Glória a Hera, para apaziguar a relação entre ele e sua perseguidora madrasta. Contamos mais detalhes no artigo: 16 curiosidades sobre Hércules.

Apolo
Deus da arte, da música, do equilíbrio e do sol. Apolo é um dos deuses mais populares da Grécia. O filho de Zeus e Latona está presente em diversos mitos gregos. Contamos mais sobre ele nesse artigo: 16 curiosidades sobre o deus Apolo.

Aurora
Aurora é o nome romano de Eos, a deusa do amanhecer. A ela são atribuídas as luzes multicoloridas que enfeitam o céu no nascer do sol. É irmã de Hélio, o Sol e Selene, a Lua, como contamos nesse artigo.

B

Belo
Segundo a mitologia grega, Belo foi um dos reis do Egito. É filho de Poseidon com Líbia e pai de Dânao e Egisto, por sua vez é avô das Danaides, as cinquenta donzelas castigadas a encher um tonel sem fundo para toda a eternidade, como contamos neste artigo.

Bia
A deusa da força e da violência. Tem o temperamento bastante explosivo, mas é extremamente dotada de justiça. Gostava de punir quem praticava a desigualdade e desrespeito. Junto com Nice, sua irmã, ajudou os deuses na vitória da Titanomaquia.

C

Camila
Brava guerreira virgem, personagem do poema Eneida de Virgílio, do qual trata sobre a saga de Enéias após a Guerra de Tróia. Conhecida como uma amazona das terras italianas, é descrita como uma mulher forte e de uma leveza ímpar, eficiente com o manejo do arco. Segundo Virgílio, quando Camila corre sobre os campos de trigo eles não se curvam.

Cassandra
Princesa de Tróia, irmã de Heitor e Páris. Cassandra tinha o dom da vidência, mas foi amaldiçoada por Apolo para que ninguém acreditasse nela. Previu a guerra e a queda de Tróia, mas foi intitulada como louca. Por ninguém acreditar nas previsões de Cassandra, Tróia fracassou e caiu diante das forças gregas.

Cibele
Cibele é o nome romano de Réia, a esposa de Cronos. É a mãe dos deuses Júpiter (Zeus), Netuno (Poseidon), Ceres (Deméter), Juno (Hera), Vesta (Héstia) e Plutão (Hades). Falamos mais sobre Réia neste artigo.

Cíntia
Cíntia ou Cynthia é como Ártemis, a deusa da Caça e irmã de Apolo, era conhecida na região da Cynthus em Delos, sua cidade natal. Contamos mais detalhes sobre Ártemis neste artigo.

Circe
Deusa da Lua Nova, Circe era uma famosa feiticeira da mitologia grega. Morava em um palácio na ilha de Eana. Todas as pessoas que colocavam os pés em sua ilha eram transformadas em animais. Foi derrotada por Ulisses, como contamos neste artigo.

D

Dafne
Ninfa por quem Apolo apaixonou-se após receber uma flechada de Eros (Cupido). O sapeca deus do amor também acertou uma flecha em Dafne, mas de chumbo. Com isso ela passou a rejeitar às investidas de Apolo. Cansada de tanto ser perseguida pelo deus, suplicou aos seres superiores que a livrasse daquele tormento, assim Dafne foi transformada em um loureiro. A partir de então, o insistente Apolo passou a usar galhos de loureiro atrás das orelhas.

Dejanira
Princesa da Etólia e esposa de Hércules. Dejanira foi apontada como a grande responsável pela morte do herói grego. Isso porque, como vingança por uma traição, ela deu a Hércules uma túnica envenenada com o sangue do centauro Nesso. Ao vestir a peça, o veneno penetrou na carne do herói, que tomado de tanta dor, atirou-se a uma fogueira. Contamos os detalhes neste artigo.

Diana
Diana é o nome romano de Ártemis, a deusa da caça e da lua e irmã gêmea de Apolo. Ao nascer ela já ajudou sua mãe, Latona, no parto do seu irmão. É uma popular deusa da mitologia grega e está presente em diversos mitos. Falamos mais sobre Ártemis aqui.

Dione
Dione é o nome de uma bela ninfa amada por Zeus. Alguns autores colocam-na como a mãe de Afrodite, mas essa versão é pouco aceita atualmente. O nome Dione deriva-se de Diós, ou Dzeus. Assim, entende-se que este nome significa “a iluminada“, já que Zeus significa “luz” e “brilho“.

Dionísio
O famoso Deus do Vinho, das festas, da alegria e dos bacanais. Dionísio é um dos deuses olímpicos, filho de Zeus com Sêmele. Conta a lenda que Zeus vestiu-se com uma roupa muito brilhosa e foi visitar Sêmele, que já estava grávida de um filho dele. A roupa cintilava tanto que a donzela virou pó. Zeus pegou o filho Dionísio prematuro e terminou a gestação em sua própria coxa. Contamos detalhes sobre Dionísio aqui.

Dirce
Dirce era uma ninfa invejosa, esposa de Lico, um dos reis de Tebas. De acordo com o mito, Lico recebeu em seu palácio sua sobrinha Antíope, rechaçada pelo marido. Dirce, enciumada, maltratou e torturou a mulher por muitos anos. Certa noite Antíope consegui fugir e contou o ocorrido a seus filhos já crescidos. Os rapazes invadiram Tebas, mataram Lico e amarraram o corpo de Dirce a um touro que a arrastou até sua morte.

Dóris
Esposa de Nereu, O Velho Mar. Dóris é a mãe de todas as nereidas, as ninfas do mar. Representa a fecundidade marinha. Falamos mais sobre as nereidas neste artigo.

E

Édipo
Filho rejeitado de Laio, rei de Tebas, sendo expulso do reino ainda bebê. Já adulto, a caminho da cidade natal, derrotou a esfinge e acabou matando seu pai por engano, tornando-se, assim, o novo rei de Tebas. Sem saber acabou desposando de Jocasta, sua mãe, e viveram uma relação incestuosa. Ao descobrirem que eram mãe e filho, Jocasta suicidou-se e Édipo furou os próprios olhos.

Enéias
Filho de Afrodite e um dos maiores comandantes troianos. Participou ativamente da grande guerra com muito vigor e muita bravura. Orientado por sua mãe, fugiu de Tróia levando sua família e parte dos civis. Enéias é protagonista do poema Eneida, de Virgílio, uma epopeia cheia de aventuras que narra sobre os remanescentes de Tróia na busca de um novo lar.

Evandro
Filho de Hermes com uma ninfa dos rios, Evandro foi responsável por difundir a cultura grega nas terras italianas, mais precisamente em Palanteu, na região do Palatino, sendo ele responsável por levar aos bárbaros da região a escrita, a música, a arte e a religião grega.

F

Flora
Ninfa que habitava nas regiões dos Elísios, mais precisamente nas Ilhas Afortunadas, região comparada ao paraíso católico. Também conhecida como Clóris, a Deusa das Flores. Segundo a lenda, Flora presenteou os humanos com o mel.

G

Glauco
Belo pescador que foi transformado em criatura marinha. De acordo com o mito, Glauco apaixonou-se pela ninfa Cila, que o rejeitou pela sua aparência monstruosa. Desolado, o rapaz pediu que a feiticeira Circe o ajudasse com aquela desilusão amorosa, mas ela própria acabou apaixonando-se por ele. Como também não tinha o amor correspondido, Circe jogou um feitiço nas águas em que Cila costumava se banhar, transformando a donzela em um terrível monstro. A ninfa, temendo ficar só, procurou Glauco, mas foi a vez dele rejeitá-la por sua feiura.

Graça
As Graças eram três divindades que representavam, dentre outros, o encanto, a amizade, a concórdia e a gratidão. Faziam companhia a Afrodite por onde ela andava. Seus nomes eram: Aglaia, a claridade; Eufrosina, a alegria e Talia, a que faz florecer.

H

Hebe
Deusa da juventude. Filha legítima dos supremos deuses do Olimpo Zeus e Hera. Hebe era responsável por preparar e servir às divindades o néctar e a ambrosia, alimentos que lhes garantiam a imortalidade. Foi esposa de Hércules, depois que o herói foi levado ao Olimpo após sua morte.

Heitor
O grande nome troiano da Guerra de Tróia. Heitor é o filho de Príamo e Hécuba e foi considerado o mais honrado e o maior de todos os comandantes da sua nação. Responsável por garantir a forte defesa da cidade por muitos anos. Por fim acabou perecendo em batalha direta contra Aquiles, seu maior inimigo.

Helena
Helena carregava a rótulo de ser a mulher mais bonita do mundo. Era filha de Zeus com Leda e irmã de Clitemnestra, Castor e Pólux. Infeliz, abandonou seu marido Menelau e fugiu com Páris para Tróia. Devido a esse fato, travou-se na Grécia antiga a maior de todas as batalhas entre homens e deuses da antiguidade, a Guerra de Tróia. Poucos sabem, mas Helena veio ao mundo já com o propósito de diminuir a super população do planeta. Parece estranho, mas contamos neste artigo.

Heleno
Heleno é o nome de um dos príncipes de Tróia, também filho de Príamo e Hécuba, assim como Heitor e Páris. Ele recebeu de Apolo o dom da visão, prevendo várias situações, como o “rapto” de Helena e o cerco à cidade. Com a morte do filho de Aquiles, assumiu o trono de Tróia e desposou de Andrômaca, viúva do seu irmão Heitor.

Hermes
Mais conhecido por ser o mensageiro dos deuses, mas é um deus de muitos atributos, sendo também do comércio, dos ladrões, dos pesos e medidas, da magia, dentre outros. Hermes é famoso pelo seu vestuário, estando sempre equipado do pétaso, das sandálias aladas e do caduceu. Inventor da lira, a qual presenteou seu irmão Apolo. Também era ele o responsável por levar os recém-mortos às portas do mundo inferior. Teve diversos amores e filhos, como contamos aqui.

I

Ícaro
Filho de Dédalo, um grande e inventor, engenheiro e arquiteto da mitologia grega. Foi Dédalo quem criou, com a ajuda de Ícaro, o labirinto do Minotauro. Pai e filho foram aprisionados pelo rei Minos, mas conseguiram fugir equipados com asas feitas de penas de pássaros presas com cera de vela. Em seu voo Ícaro foi tomado pela sensação de liberdade, subindo demasiadamente para perto do sol. Com o calor a cera derreteu, as penas se desprenderam e o rapaz pereceu no Mar Egeu.

Íris
A personificação do arco-íris e mensageira dos deuses, especialmente de Hera, mulher de Zeus. Quando está em uma missão, por onde ela passa deixa seus rastros coloridos no céu. Alguns dizem que ela abastece as nuvens que traz a chuva.

Ísis
Apesar de não pertencer à mitologia grega, mas sim à egípcia, adicionamos essa deusa devido sua grande importância e popularidade. Ísis é a deusa da natureza, da simplicidade e das crianças. Uma deusa sem maldades, exemplo ideal de esposa e mãe. Em seu mito mais conhecido, ela recupera todos os pedaços de seu amado Osíris que o malvado Seth espalhou pelo mundo. Com ajuda de Anúbis conseguem ressuscitá-lo.

J

Jacinto
Um belo jovem amado pelo deus Apolo e por Zéfiro, o vento oeste. Conta a lenda que Jacinto e Apolo brincavam de lançar discos e isso deixou Zéfiro bastante enciumado. Quando foi a vez do deus do sol arremessar, Zéfiro soprou e fez com que o disco atingisse a cabeça de Jacinto matando-o. Apolo sentiu-se culpado, assim fez com que no local da morte do rapaz, nascessem flores cujas pétalas formam a letra J, de sua inicial. Jacinto também tornou-se símbolo da homossexualidade.

L

Laerte
Laerte é nome do pai de Ulisses (Odisseu), aquele mesmo da Guerra de Tróia e da famosa Odisséia. O que pouca gente sabe é que Laerte foi um dos bravos Argonautas, liderado por Jasão na busca do Velocino de Ouro. Ele também ajudou na caçada do terrível Javali Calidônio.

Latino
Rei do Lácio e filho de Silvano, representação de na mitologia romana. Latino é lembrado por oferecer a mão de sua filha Lavínia ao troiano Enéias, refugiado da guerra. Isso gerou a fúria de Turno, o pretendente anterior da moça, o que provocou uma grande batalha, como contamos abaixo.

Lavínia
Filha de Latino, rei do Lácio, prometida a Turno, rei dos rótulos. Com a chegada de Enéias fugido de Tróia, Latino seguiu o conselho do oráculo, desfez a promessa de conceder sua filha a Turno e deu a mão da donzela a Enéias. Isso suscitou uma grande guerra entre os lácios e os rótulos, sendo Turno o derrotado. Desta maneira, Enéias para homenagear sua esposa, fundou a cidade de Lavínio na Itália, cujos habitantes ficaram conhecidos como os latinos.

Leandro
Jovem habitante da cidade de Abidos, às margens do Helesponto, ou Estreito de Dardanelos. Apaixonou-se por Hero, uma sacerdotisa de Afrodite, que morava em Sesto, na outra margem do Helesponto. Conta a lenda que todas as noites Leandro atravessava a nados o estreito para encontrar-se com Hero. Para guiá-lo na travessia, a donzela acendia uma tocha no alto de uma torre. Certa noite a tocha apagou-se devido uma repentina tempestade e Leandro não chegou. Na manhã seguinte o corpo sem vida do rapaz boiava nas margens de Sesto. Tomada de imensa tristeza, Hero jogou-se da torre, vindo também a perecer.

Leda
Rainha de Esparta e esposa de Tíndaro. Zeus apaixonou-se por Leda e transformou-se em cisne para seduzir a linda mulher. Dessa união ela concebeu dois ovos, dos quais nasceram quatro crianças: Helena e Pólux, filhos imortais de Zeus; e Clitemnestra e Castor, filhos mortais de Tíndaro. Falamos sobre o amor fraternal entre Castor e Pólux neste artigo.

N

Narciso
Rapaz da região da Beócia que chamava atenção por sua grande beleza. Narciso atraía os olhares de homens, mulheres e até das divindades, mas não conseguia gostar de ninguém, desta maneira quem se aproximava era rejeitado. Certo dia à beira de um lago viu seu reflexo e apaixonou-se pela própria imagem. Ao tentar abraçar aquele que achava ser uma entidade divina, caiu na água e morreu. No lugar onde ocorreu este fato nasceu uma planta que hoje leva seu nome.

Nestor
Nestor tornou-se rei de Pilos depois que Hércules matou toda a sua família. Quando jovem foi um dos Argonautas liderados por Jasão na aventura do Velocino de Ouro. Já na terceira idade ficou famoso pelos valiosíssimos conselhos que dava aos jovens gregos na Guerra de Tróia, inclusive a Aquiles.

Nice
Nice é o outro nome de Nike, a deusa da vitória. É representada como uma divindade alada. Aparecia na mão direita de Atena em diversas representações da deusa da sabedoria, dando entender que Atena não perdia uma só batalha.

O

Orestes
Principe de Micenas, filho de Agamenon e Clitemnestra. Segundo a lenda, sua mãe, com ajuda do amante, matou seu pai Agamenon. Orestes, ainda criança fugiu e foi criado na Fócida. Já adulto voltou para vingar o pai, matou sua mãe e seu amante Egisto. Em seu julgamento pelo crime Apolo ficou a seu favor e as Erínias contra. Atena desempatou a favor de Orestes. Esse episódio ficou conhecido como O Voto de Minerva.

P

Pandora
A primeira mulher do mundo, criada por Hefesto e Atena a mando de Zeus, recebendo diversos atributos dos deuses olímpicos. A intenção do deus supremo era presentear os homens, desta forma, concedeu a donzela aos titãs Prometeu e  Epimeteu, os responsáveis por criar os habitantes do planeta. Zeus, portanto, advertiu tomarem cuidado, pois a moça era dotada de tamanha curiosidade. Sem dar muita importância, Epimeteu a tomou como esposa. Em dado momento, Pandora avistou uma linda caixa e decidiu abri-la para ver o que havia dentro. Era a urna de todos os males. Pandora tentou fechá-la com rapidez, mas quase tudo já havia escapado, só restou uma coisa: a esperança.

Penélope
Belíssima rainha de Ítaca, esposa de Ulisses (Odisseu). Por muitos anos esperou fielmente seu marido retornar da Guerra de Tróia, mesmo sem saber se estava vivo ou morto. Foi ameaçada de morte pelos seus pretendentes para que escolhesse um novo marido e consequentemente um novo rei, mas Ulisses retornou e matou um por um. Contamos mais aqui.

R

Rômulo
Primeiro rei de Roma, descendente de Enéias. A famosa história conta que Amúlio, aspirante ao trono de Alba, sentindo-se ameaçado, acomodou os recém-nascidos Rômulo e Remo em um cesto e jogou-os no rio. Milagrosamente, após seguir um bom tempo de viagem, o balaio prendeu-se em uma das margens, onde foram encontrados e amamentados por uma loba. Foram criados por pastores e já adultos fundaram a cidade de Roma.

S

Sabrina
Personagem ligada à mitologia celta, sendo uma ninfa do Rio Severn, mas também faz aparições na mitologia grega. Segundo a lenda celta ela era uma princesa que afogou-se em um rio que foi batizado com seu nome. Já na mitologia grega foi ela quem ouviu as lamentações de Aristeu, o primeiro apicultor, sobre a morte de suas abelhas e contou à mãe do rapaz, a também ninfa dos lagos Cirene. Com orientações de sua mãe, Aristeu conseguiu cultivar novas abelhas e difundiu suas técnicas pelo mundo todo.

Silvano
Silvano é a representação romana de Pã, também conhecido como o rei dos Faunos. É deus dos bosques, dos rebanhos, dos animais domésticos, dentre outros. É descrito com cabeça e tronco de homem; pernas, orelhas e chifres de bode. Um de seus símbolos é a famosa avena, ou flauta de Pã.

Sílvia
Também conhecida como Reia Sílvia, princesa de Alba. Com a morte do rei ela foi obrigada pelo tio Amúlio a virar sacerdotisa de Vesta (Héstia) e fazer votos de castidade. Assim ele teria caminho livre ao trono. Ocorre que Reia Sílvia foi seduzida e engravidou do deus Marte (Ares). Desta relação nasceram Rômulo e Remo, os fundadores de Roma.

T

Talia
Existiram duas Talias na mitologia grega. A primeira era uma das nove Musas do Olimpo, conhecida como a musa da comédia. A outra era uma das Graças, a qual representava o nascer e o brotar das flores.

U

Ulisses
Rei de Ítaca, também conhecido como Odisseu. Ulisses foi um dos principais personagens da Guerra de Tróia e protagonista da Odisséia. Foi ele quem convenceu Aquiles a participar da grande guerra. Também foi dele a idéia de construir o grande cavalo de madeira, e assim os gregos conseguiram transpassar os fortes portões de Tróia. No retorno para seu lar, passou por diversas aventuras, conhecidas como A Odisséia, onde precisou enfrentar o ciclope Polifemo, a feiticeira Circe, os monstros Cila e Caríbdis e muito mais.

V

Valquíria
Apesar desse nome não fazer parte da mitologia grega, mas sim da nórdica, resolvemos colocá-la na lista devido sua importância e popularidade. As Valquírias eram virgens guerreiras que serviam o grande deus Odin, o supremo da mitologia nórdica. Cuidavam dos feridos nos campos de batalha e levavam suas almas aos salões do Valhala, na terra dos mortos. Dizem que quando cavalgam a luz refletida em seus escudos formam a aurora boreal.

Conhece alguém que tenha o nome mitológico? Marque ela nos comentários, talvez nem ela saiba!
share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários