Poseidon, o deus supremo dos oceanos

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

mitologia-grega-poseidonPoseidon é o deus grego dos mares, filho de Cronos e irmão de Zeus, com quem lutou contra os titãs.

Ao vencerem a batalha, dividiram o mundo entre os três irmãos, os mais fortes deuses gregos: Zeus ficou com a amplitude do céu, enquanto Poseidon reinou nos mares e Hades assumiu o mundo subterrâneo.

Poseidon, imponente, governa com supremacia e absoluta tranqüilidade em um palácio de ouro no fundo do mar Egeu.

O domínio de Poseidon se estende pelos lagos, rios e ilhas. Cravando seu tridente na terra, abre montanhas e rochedos formando ilhas e as espalham pelos mares. Territorialista, acredita que desta maneira transmite poder e respeito.

Alguns autores relatam que, certa vez, Poseidon se desentendeu com Atena e Apolo. Foi derrotado, o que lhe custou a Ática e o território de Delfos.

Poseidon nos mitos gregos

mitologia-grega-poseidon
Poseidon tem papel importante em diversas histórias da mitologia grega. Foi ele quem enviou, a pedido das nereidas, o monstro-marinho para destruir o reino da Etiópia, governado por Cefeu e Cassiopéia.

Motivo: a rainha teve a petulância em dizer que era mais bela que as ninfas dos oceanos. Para conter a fúria do monstro, acorrentaram e ofereceram em sacrifício a princesa Andrômeda, qual foi salva por Perseu.

Ao fim da Guerra de Tróia colocou diversos percalços na jornada de Ulisses (Odisseu) de volta pra casa, o que resultou em uma demora de nove anos. Este episódio ficou conhecido como A Odisséia.

Poseidon casou-se com a bela ninfa Anfitrite, e dessa união nasceu Tritão, a representação masculina das nereidas, tendo seu corpo de homem da cintura pra cima e uma enorme cauda de peixe.

Os gregos, sempre que navegavam, suplicavam a Poseidon que fosse bondoso e ajudasse com uma viagem tranquila.

Outros fatos interessantes: Poseidon presenteou os homens com os cavalos; é o pai dos ciclopes, sendo Polifemo o mais conhecido, e também dos terríveis gigantes gêmeos Oto e Efialte; também é pai do Pégaso e alguns o consideram avô do Minotauro.

Em Roma é conhecido como Netuno.

Leia também: 16 curiosidades sobre Poseidon  share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários

Open