Quem criou a mitologia grega?

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Antes mesmo que a primeira filosofia evoluísse na Grécia Antiga, já predominava o retrato do mundo mitológico, você sabia? Mas quem criou a mitologia grega?

A verdade é que esse panorama foi ganhando importância no decorrer dos séculos, tendo a mitologia grega se desenvolvido de maneira plena por volta de 700 a.C.

Isso aconteceu quando Hesíodo e Homero passaram a registrar e eternizar seus poemas em forma de mitos, sendo os mais famosos a Odisseia e a Ilíada, de Homero e a Teogonia de Hesíodo.

Mas afinal, quais as origens da Mitologia Grega?

mitologia-grega-quem-criou
Existem pelo menos duas explicações possíveis para a criação da mitologia grega: A primeira delas é que os deuses são representações de fenômenos naturais, tais como a tempestade, o amanhecer, o sol, a lua e etc. Já a segunda é que eram heróis de um passado remoto que foram glorificados e ganharam proporções com o passar dos anos.

De fato os deuses gregos apresentam uma imagem bem semelhante a dos humanos, comportando-se inúmeras vezes também como eles, de forma ciumenta, egoísta, invejosa e etc.

As histórias sobre esses deuses falam de um tempo heroico no qual homens e mulheres possuíam poderes admiráveis e, como em muitas outras culturas, as narrativas míticas buscam explicar a criação e o surgimento do universo e da humanidade.

Sendo assim, podemos dizer que a mitologia grega não foi criada e sim surgiu espontaneamente de um grupo de relatos e lendas que foram passados de geração a geração, buscando ilustrar suas crenças e também as observações do antigo povo grego a respeito dos acontecimentos e rituais de sua época.

No entanto, tudo isso só passou a tomar forma por volta do ano de 700 a.C. quando importantes filósofos passaram a registrar de forma escrita tudo aquilo que, até então, era transmitido apenas oralmente.

Um pouco mais sobre a criação da mitologia grega

Você sabia que os Jogos Olímpicos que conhecemos hoje, segundo a mitologia grega, foram criados por Hércules na intenção de homenagear o seu pai, Zeus?

Certamente nesse torneio nem a China e muito menos os EUA seriam páreos para a equipe composta pelos Deuses do Olimpo. Claro que essa é apenas mais uma lenda da mitologia (ou não?), mas a verdade é que o primeiro registro dos jogos ocorreram em 776 a.C.

Sendo uma lenda ou não, o fato é que episódios como esse atravessaram milênios e estão presentes até os dias de hoje, o que nos fazem questionar sobre como isso chegou tão longe. Agora vamos conhecer importantes personagens a quem podemos atribuir a façanha de popularizar a mitologia grega.

Homero

mitologia-grega-homero
Há quem diga que quem criou a mitologia grega foi o poeta Homero, mas afirmar isso, sem dúvidas, acaba soando categórico demais, sendo difícil imaginar que apenas um homem possa ter criado algo assim tão incrível e maravilhoso.

Até porque, como já deixamos claro, ele apenas registrou, através da sua arte, as lendas e mitos que já transcorriam por gerações entre os gregos.

Nesse caso sim, Homero foi o primeiro a fazer o uso da escrita para eternizar a mitologia grega através das obras Ilíada e Odisseia, que trazem as narrativas de diversos mitos, feitos heroicos, deuses e quase tudo o que conhecemos sobre mitologia nos dias de hoje.

Em sua primeira poesia, ele nos apresenta a trama de Aquiles contra Agamenon durante a famosa Guerra de Tróia. Já na segunda obra podemos acompanhar as experiências de Odisseu no seu retorno para casa após a guerra.

Além da suposição de que foi Homero o criador da mitologia grega, ainda existem controvérsias sobre a real existência dele mesmo. Afinal, Homero é real ou mais um mito? Bem, isso é assunto para outro momento.

Hesíodo

mitologia-grega-hesiodo-teogonia
A esse célebre poeta também é atribuído o importante papel de criador e disseminador da mitologia grega, tendo ele vivido em período contemporâneo ao de Homero.

Em sua primeira obra, Teogonia, Hesíodo trata das origens do universo e dos deuses desde o seu princípio, que vai do surgimento do Caos, passando por Gaia, Urano e Eros, assim mostrando seu especial interesse pela genealogia.

Pseudo-Apolodoro

mitologia-grega-pseudo-apolodoro
O Pseudo-Apolodoro também tem um importante papel no surgimento e na propagação da mitologia grega, sendo ele uma enorme biblioteca onde está sumarizada toda a mitologia grega clássica em uma grande quantidade de obras que compreendem os mais diversos mitos, dos quais podemos destacar as lendas de deuses, monstros e heróis, a origem do universo, a Guerra de Tróia, dentre outros, sendo considerado o mais completo sobre esse assunto.

Vale destacar que essa biblioteca leva o nome de um antigo autor grego, entretanto não se sabe muita coisa sobre sua vida ou sobre possíveis obras relevantes que tenha criado.

Agora você que você já sabe um pouco mais sobre quem criou a mitologia grega, que tal compartilhar?share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários