Relação entre deuses das mitologias grega e nórdica

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

A mitologia nórdica é comumente conhecida como mitologia viking, entretanto é mais abrangente, incluindo também as mitologias germânica e escandinava, e assim como a mitologia grega, possui seus deuses, criaturas, seres sobrenaturais e lendas pré-cristãs.

O que acontece é que essa mitologia perdeu muito de sua força com a chegada do cristianismo nos países nórdicos, sendo ela gradualmente preterida e esquecida.

Uma das poucas exceções foi a Islândia, onde mesmo com a cristianização, a mitologia nórdica ainda continuou muito forte, sendo transmitida oralmente e através da escrita por gerações como uma herança cultural. Com isso esse país tornou-se o grande responsável pela maioria das fontes escritas da mitologia nórdica, especialmente baseado no Eddas, bem como em outros escritos medievais.

O Eddas, por sua vez, é o nome conferido à duas coletâneas diferentes de escrituras do sec. XIII, que foram encontradas na Islândia. Através delas é que foi possível iniciar os estudos e compilações dos mitos dos deuses nórdicos e heróis dessa mitologia.

Já no folclore escandinavo, até os dias de hoje, algumas dessas essas crenças se mantêm vivas em áreas rurais.

Entretanto, para alguns estudiosos a mitologia nórdica nada mais é do que uma coleção de história e crenças compartilhadas pelas tribos habitantes do norte da Germânia que foram transmitidas oralmente durante a era viquingue, portanto não configuravam uma religião.

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre a mitologia nórdica, vamos conhecer quais os seus deuses correspondentes na mitologia grega.

Relação deuses gregos com deuses da mitologia nórdica

Assim como na mitologia romana, grega ou na egípcia, a mitologia nórdica possui diversos deuses e cada um deles tem a sua função.

Então, vale lembrar que a relação entre os deuses gregos e deuses nórdicos pode ser um pouco superficial. Isso porque, muitas vezes não são exatamente os mesmos deuses com nomes diferentes e sim deuses que possuem funções semelhantes.

Sabendo disso, vamos ver a relação dos deuses gregos com deuses nórdicos:

Zeus – Odin

mitologia-grega-nordica-deuses-zeus-odin
Odin é o deus nórdico correspondente a Zeus, sendo o deus supremo e o principal deus do clã dos deuses Asses, que são os deuses mais importantes da mitologia nórdica. Ele também era conhecido como o “Pai de Todos” e “O enviado pelo Senhor da Guerra”.

Hera – Frigga

mitologia-grega-nordica-deuses-hera-friga
Assim como Hera, Frigga é a mãe dos deuses e deusa dos casamentos. Na mitologia nórdica ela é a esposa de Odin, madrasta de Thor e Deusa-Mãe da dinastia Aesir. Frigga também é deusa da fertilidade, da família, das mães e das donas de casa.

Gaia – Jord

mitologia-grega-nordica-deuses-gaia-jord
Assim como Gaia, Jord é a deusa que personifica a terra e também é chamada de Fjörgyn e Hlóðyn.

Zeus – Thor

mitologia-grega-nordica-deuses-zeus-thor
Aí está uma dupla correspondência, visto a função desses dois deuses. Então, como Thor é o deus dos raios e trovões, ele também pode ser um correspondente para Zeus da mitologia grega. Ele é filho de Odin e pertente ao clã dos deuses de Aesir.

Poseidon – Njord

mitologia-grega-nordica-deuses-poseidon-njord
Assim como Poseidon, Njord é o deus dos mares, mas também dos ventos e da fertilidade. Ele era casado com Skadi e pai de Freya, a deusa do amor e de Frey, deus da fertilidade.

Afrodite – Freya

mitologia-grega-nordica-deuses-afrodite-freya
Freya é uma das deusas nórdicas mais antigas e ela é a representação do amor, da beleza, da fertilidade, da magia e da riqueza, correspondente de Afrodite na mitologia grega.

Ares – Tyr

mitologia-grega-nordica-deuses-ares-tyr
Tyr, assim como Ares é o deus da guerra e das batalhas. Esse deus perdeu a mão direita em luta contra o gigante lobo Fenrir. É símbolo de coragem, heroísmo e justiça.

Cronos – Loki

mitologia-grega-nordica-deuses-cronos-loki
Loki é o poder do mal e da trapaça, mas sua correspondência a Cronos se dá pelo fato dos dois serem considerados traiçoeiros, egoístas e símbolos de pouca confiança.

Atena – Bragi

mitologia-grega-nordica-deuses-atena-bragi
Assim como Atena, Bragi é considerado o deus da sabedoria, mas não só isso, também deus da eloquência e da poesia.

Hades – Hela

mitologia-grega-nordica-deuses-hades-hela
Hades e Hela são os deuses do mundo dos mortos da mitologia grega e nórdica respectivamente. Só que diferente de Hades, Hela foi banida para o mundo inferior, já o deus grego passou a reinar no submundo como recompensa pela vitória dos deuses na Titanomaquia.

Hermes – Hermod

mitologia-grega-nordica-deuses-hermes-hermod
Hermes e Hermod talvez sejam os mais semelhantes, sendo os dois mensageiros dos deuses e os guias das almas ao mundo dos mortos.

Hércules – Vithar

mitologia-grega-nordica-deuses-hercules-vithar
Vithar ou Vidar é filho do deus supremo, assim como Hércules. Os dois são símbolos de força bruta sendo considerados os mais fortes de todos os homens. Esse deus nórdico foi responsável pela morte de Fenrir, abrindo sua boca e rangando-o ao meio. Cabe esclarecer que apesar do título a força de Vidar é inferior a de Thor.

Veja uma lista com a relação dos deuses gregos com deuses nórdicos:

  • Hélio / Plêiades – Frey: deus do brilho solar e da chuva;
  • Iris – HeimDall: deusa do arco-íris e arauto do juízo final;
  • Selene – Nanna: deusa da lua;
  • Ártemis – Ullr: Deusa da caça;
  • Hebe – Idun: Deus da juventude;
  • Éolo – Ran: deusa das tempestades.

Gostou da relação entre os deuses gregos e os deuses nórdicos? Então compartilhe com os seus amigos! share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários