Zeus o deus dos deuses

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

mitologia-grega-zeusQuem é o Zeus de verdade? Seria ele o rei dos reis e supervisor do universo como contam as historias da mitologia grega? Há quem diga que o filho de Cronos realmente existiu!

Como a mitologia grega traz extensas e complexas histórias, ela proporciona uma maneira de ver e imaginar como foi a vida dos gregos da antiguidade e hoje podemos refletir sobre o que é verdade ou mito.

De certo esses mitos intrigantes, arrepiantes, alguns tristes e trágicos derivam-se de histórias verídicas, citando o deus rei, assim chamado, Zeus.

Quem é o Zeus da mitologia grega?

A história do deus supremo começa bem antes do seu nascimento.

Tudo começa quando a Terra (Gaia) e o Céu (Urano) uniram-se e conceberam os híbridos: seres diferentes que obtinham poderes, como por exemplo, de transformarem-se em animais. Esses híbridos eram chamados de titãs.

Zeus é neto dos deuses primordiais Gaia e Urano, por sua vez, filho de Cronos e Reia. Após ser maldito pelo pai Urano, Cronos (o Tempo) receava que seus filhos o traíssem para roubar-lhe o trono. Desta maneira os engolia ainda pequenos.

Entretanto, no nascimento de Zeus, Reia criou um plano para defender seu filho com a esperança de que um dia ele pudesse salvá-la juntamente com o restante de sua prole. Desta forma, ela enrolou uma pedra em vestes de bebê e ofereceu a Cronos fingindo ser Zeus. Sem que Cronos percebesse a farsa, Reia enviou o filho para bem longe.

Zeus retorna

Anos se passaram e quando Zeus atingiu uma idade que já pudesse se defender, retornou para ajudar sua família. O primeiro passo foi convocar os gigantes Hecatônquiros para lutarem ao seu lado, tendo como segundo passo dar a Cronos uma poção que fizesse vomitar seus outros filhos.

Após conseguir salvar seus irmãos que haviam sido engolidos, Zeus prendeu Cronos juntamente com outros titãs nas profundezas do tártaro.

Assim Zeus ficou conhecido como “rei dos deuses”.

A relação entre Zeus e Hera

mitologia-grega-zeus-hera
Os dois eram irmãos e tiveram juntos muitos filhos, alguns legítimos e outros do amor.

Como Zeus era o rei dos deuses, Hera tornou-se a rainha, entretanto ela não foi a primeira de suas mulheres, mas é considerada a mais importante e fiel.

Hera é conhecida por ser foi muito ciumenta e por perseguir as amantes do marido e seus filhos bastardos.

Amava o deus supremo mesmo conhecendo suas  diversas aventuras eróticas que lhe renderam uma gama de filhos bastardos com suas amantes, algumas estas até mesmo desconhecidas pela deusa rainha.

Zeus era o mais novo dos irmãos e mesmo assim havia conseguido conquistar o trono, o que causou um certo ciúme por parte dos seus irmãos Hades e Poseidon. Mesmo assim, em reconhecimento à ajuda na Titanomaquia, Zeus concedeu-lhes os domínios do Mundo Inferior e dos Oceanos, respectivamente.

A infância de Zeus

A infância do deus dos deuses não foi fácil e as teorias deste fato são imensas; alguns afirmam que Zeus havia sido criado por uma ninfa, Amaltéia; outros acreditam que teria sido criado por uma cabra, Aix. Há historias que contam que Reia criou Zeus sozinha, sem que ninguém soubesse, uma cabana.

Os símbolos se Zeus

mitologia-grega-zeus-simbolos
Zeus tem muitos símbolos, entre eles, o raio, a águia, o touro e o carvalho.

Na mitologia romana é conhecido como Júpiter, o maior de todos os planetas.

Os mitos sobre Zeus são muito extensos e variados, abrangendo quase todos os fatos da mitologia grega. Muitos deles nós contamos separadamente aqui!  share-facebook-200

Leia também

Comentários

comentários